startup mineira teste covid19

 

 

O Safetest Covid-19 é um teste sorológico rápido para detecção dos anticorpos IgG e IgM contra o Sars-CoV-2, o novo coronavírus que causa a Covid-19, criado pela Safetest, uma startup mineira, criada há 4 anos com objetivo de disponibilizar testes rápidos de alta qualidade no mercado. As diferenças para os demais testes no mercado são que o Safetest Covid-19 utiliza partículas virais sintéticas de base proteica desenvolvidas pelo uso de metodologias de identificação de antígenos de alta resolução; possui alta sensibilidade e especificidade, é universal, o que significa que o teste consegue detectar qualquer variação já identificada do vírus, em qualquer parte do mundo; foi 100% desenvolvido no Brasil; tem baixo custo e, o melhor, fica pronto em 15 minutos.

O CEO da Safetest, Felipe Peixoto, explica que "o Safetest Covid-19 é parecido com o teste de nível de glicose. Basta apenas uma gota de sangue para se obter o resultado". O Safetest Covid-19 pode identificar dois tipos de imunoglobulinas (Ig): IgM e IgG. Caso o teste mostre a presença de IgM e não de IgG, o diagnóstico sugerido é que o paciente foi recentemente infectado pelo coronavírus Sars-Cov-2 (fase aguda da infecção), e possivelmente o vírus pode estar circulando no paciente. Se o teste mostrar IgG positivo e IgM negativo, indica que a pessoa já teve contato com o vírus em algum momento e a fase aguda da infecção já passou, estando o paciente na fase crônica ou já recuperado. O resultado IgM e IgG positivos indica que o paciente se encontra na fase transitória da infecção, entre a fase aguda e a fase crônica. A produção de anticorpos IgG pode prevenir uma reinfecção. Neste caso, se for exposto ao mesmo microrganismo, o organismo poderá responder com mais intensidade e rapidez. Felipe Peixoto ainda salienta que "a utilização deste teste em massa seria importantíssima para suportar uma reabertura segura da economia".

Além do teste rápido para o consumidor (point-of-care), a Safetest também disponibiliza o teste em ELISA, voltado para laboratórios, permitindo um maior número de testes ao mesmo tempo e com resultado em 3 horas. Os dois tipos, ELISA e teste rápido, estão prontos, e a empresa irá agora solicitar a aprovação da ANVISA para a liberação da comercialização. A Safetest tem capacidade de produção de 1 milhão de por mês, com potencial de aumentar a produção para 3 milhões de testes rápidos por mês.

A Safetest agora é parceira da Victory Square Health, uma subsidiária da Victory Square Technologies Inc, empresa canadense que constrói, adquire e investe em startups promissoras e fornece a liderança sênior e os recursos necessários para acelerar o crescimento.

A Safetest é uma startup mineira criada em 2016 com o objetivo disponibilizar ao mercado testes rápidos de alta qualidade que permitam a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo ter acesso a diagnósticos precisos e em tempo hábil para buscar o tratamento diante de um resultado positivo. A Safetest participou do programa SEED e ganhou a 3ª edição do Biostartup Lab, que ocorre no Biominas. Além disso, participou do Programa de Aceleração da Dream2B em parceria com a Launch Academy no Canadá e foi selecionada como uma das startups destaques na NACO.