quimioterapia

SBOC atualiza seu guia de vacinação da COVID-19 para pacientes oncológicos, reforçando a necessidade de 3ª dose para este grupo

 

 

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica publicou uma atualização no seu guia de vacinação da COVID-19 para pacientes com câncer. “Desde o início da vacinação no País, a SBOC vem lutando para garantir que quem tem câncer tenha prioridade em se imunizar”, comenta Dra. Clarissa Mathias, presidente da SBOC.

“Essa já é a terceira atualização que fazemos em nosso guia, desta vez, incluímos informações sobre a necessidade dos pacientes oncológicos em tomar a 3ª dose da vacina, visto que, indivíduos com alto grau de comprometimento imunológico, como aqueles que estão em tratamento com quimioterapia, apresentam resposta reduzida à vacinação de forma geral, necessitando de esquemas vacinais adaptados”, afirma.

A partir desse conhecimento e com base em dados sugestivos de menor resposta imunológica contra a COVID-19 em pacientes imunodeprimidos, o Ministério da Saúde adotou a recomendação da terceira dose para esse grupo de pessoas a partir de 15 de setembro. “De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde sobre o tema, a vacina a ser utilizada para a dose adicional (3ª dose) em pacientes oncológicos deverá ser, preferencialmente, a de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, a vacina de vetor viral (AstraZeneca ou Janssen)”, finaliza a presidente.