coronavirus

Pesquisa descobre vírus muito semelhante ao coronavírs SARS-CoV-2 entre morcegos do Laos

 

 

Uma pesquisa recém-conduzida detectou no Laos três vírus de morcegos que são mais semelhantes ao coronavírus SARS-CoV-2, que causou a pandemia por COVID-19, do que qualquer outro vírus conhecido informou a revista India Today.

A pesquisa, publicada no servidor de pré-impressão Research Square, poderia ajudar a avançar com a teoria de que a COVID-19 se originou a partir de um animal e, em seguida, foi transmitida para humanos via zoonose. No entanto, a nova descoberta também gera preocupações entre a comunidade científica sobre a presença de mais vírus desse tipo na natureza com capacidade de ser transmitido para seres humanos.

A equipe de pesquisadores liderada por Marc Eloit, virólogo do Instituto Pasteur de Paris, estudou amostras de saliva, fezes e urina coletadas de 645 morcegos em cavernas no norte do Laos e encontrou três vírus que são parentes próximos da COVID-19.

O artigo também ressaltou a necessidade de decifrar as origens da COVID-19.

"Para decifrar as origens do SARS-CoV-2, é essencial determinar a diversidade dos coronavírus animais e, mais especificamente, dos coronavírus dos morcegos", diz o documento.

 

Fonte: Xinhua