janssen vacina covid 19 

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a vacina da Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson contra covid-19.

 

 

A vacina da Janssen contra a COVID-19 causará COVID 19 em mim?

Não. A vacina da Janssen contra a COVID-19 não contém SARS-CoV-2 e não pode causar a COVID 19 em você.

 

A vacina da Janssen contra a COVID-19 foi utilizada antes?

Sim. Após a aprovação da Autorização de Uso Emergencial pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em fevereiro, em março o país já começou a aplicar as vacinas da Janssen em sua população. Paralelamente, estão em andamento solicitações para outras agências regulatórias de saúde em diversos países.

 

Como é administrada a vacina da Janssen contra a COVID-19?

A vacina da Janssen contra a COVID-19 deve ser administrada como uma injeção no músculo. O esquema de vacinação da vacina é em dose única.

 

Como funcionam as vacinas contra a COVID-19?

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças em CDC.gov: As vacinas contra COVID-19 ajudam nosso corpo a desenvolver imunidade contra o vírus causador da COVID-19 sem que tenhamos que contrair a doença. Diferentes tipos de vacinas funcionam de maneiras diferentes para fornecer proteção. Mas, com todos os tipos de vacinas, o corpo fica com um suprimento de células T de "memória", bem como células B que se lembrarão de como combater esse vírus no futuro. Geralmente, leva de 2 a 4 semanas para que o o corpo produza linfócitos T e linfócitos B após a vacinação. Às vezes, após a vacinação, o processo de construção da imunidade pode causar sintomas, como febre. Esses sintomas são normais, leves (duram de 1 a 2 dias) e um sinal de que o corpo está desenvolvendo imunidade.

Saiba mais sobre como as vacinas funcionam em: https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/covid-19-vaccines/how-do-vaccines-work

 

O que é a vacina da Janssen contra a COVID-19 ?

A vacina da Janssen contra a COVID-19 é uma vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma Autorização para Uso Emergencial (AUE), para a prevenção da COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 em indivíduos a partir de 18 anos de idade.

 

Quais são os benefícios da vacina da Janssen contra a COVID-19?

Em um estudo clínico em andamento, a vacina da Janssen contra a COVID-19 demonstrou prevenir a COVID 19 após uma dose única. A duração da proteção contra a COVID 19 é desconhecida atualmente.

 

Quais são os riscos da vacina da Janssen contra a COVID-19?

Os efeitos colaterais da vacina da Janssen contra a COVID-19 que foram relatados incluem: _reações no local da aplicação: dor, vermelhidão na pele e inchaço; _efeitos colaterais gerais: dor de cabeça, sensação de muito cansaço, dores musculares, náusea, febre. Assim como outras vacinas, a vacina da Janssen contra a COVID-19 pode causar uma reação alérgica grave. Uma reação alérgica grave geralmente ocorre dentro de alguns minutos a uma hora após a administração da dose da vacina da Janssen contra COVID-19. Por essa razão, quem aplica a vacina pode pedir que você permaneça no local onde recebeu a dose para monitoramento após a vacinação. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir: _dificuldade de respirar; _inchaço no rosto e garganta; _batimento cardíaco acelerado; _erupção cutânea forte em todo o corpo; _tonturas e fraqueza. Esses podem não ser todos os efeitos colaterais possíveis da vacina da Janssen contra a COVID-19. Efeitos graves e inesperados podem acontecer. A vacina da Janssen contra a COVID-19 continua sendo estudada em ensaios clínicos. Se você tiver uma reação alérgica grave, ligue para 192, ou dirija-se ao hospital mais próximo. Ligue para o local onde a vacina foi aplicada, seu provedor de vacinas ou seu profissional de saúde, se tiver algum efeito colateral que o incomode ou persista. Para enviar uma dúvida, solicitação de informação médica, queixa de qualidade ou ainda reportar reação adversa ao uso da vacina, clique no link a seguir e entre em contato conosco por meio do formulário. ENTRAR EM CONTATO – VACINA COVID-19 (RECOMBINANTE) via https://contactjanssen.com/pt-br/contact-covid-19. Além disso, você pode relatar os efeitos colaterais ligando para o nosso SAC pelo telefone 0800 701 1851 e escolher a opção 1. A bula do produto aprovada pela Anvisa no Brasil está disponível no website da Janssen Brasil em: https://www.janssen.com/brasil/produtos. A bula brasileira da vacina está disponível em duas versões: para profissionais saúde (https://www.janssen.com/brasil/sites/www_janssen_com_brazil/files/prod_files/live/vacina_covid-19_recombinante_pub_vps.pdf) e para pacientes (https://www.janssen.com/brasil/sites/www_janssen_com_brazil/files/prod_files/live/vacina_covid-19_recombinante_pub_vp.pdf).

 

Qualquer pessoa pode receber a vacina?-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen contra COVID 19 para a prevenção da COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 em indivíduos a partir de 18 anos de idade de acordo com uma Autorização para Uso Emergencial (AUE).

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

 

1 - O que deve ser mencionado ao seu provedor de vacinas antes de receber a vacina da Janssen aontra a COVID-19?

Conte todos os seus problemas de saúde ao provedor da vacina, inclusive no caso de você:

  • ter qualquer alergia;
  • ter febre;
  • ter um problema hemorrágico ou estar tomando um anticoagulante;
  • ser imunodeprimido ou tomar um remédio que afete seu sistema imunológico;
  • estar grávida ou planejando engravidar;
  • estar amamentando; ou
  • ter recebido outra vacina conta a COVID-19.

 

2 - Quem não deve tomar a vacina da Janssen contra a COVID-19?

Você não deve tomar a vacina da Janssen contra COVID-19 se você:

  • teve uma reação alérgica grave a qualquer ingrediente desta vacina.

 

3 - Como é administrada?

A vacina da Janssen contra a COVID-19 deve ser administrada como uma injeção no músculo. O esquema de vacinação da vacina é em dose única.

 

4 - Quais são os riscos da vacina da Janssen contra a COVID-19?

 

Os efeitos colaterais da vacina da Janssen contra a COVID-19 que foram relatados incluem:

  • reações no local da aplicação: dor, vermelhidão na pele e inchaço;
  • efeitos colaterais gerais: dor de cabeça, sensação de muito cansaço, dores musculares, náusea, febre.

 

Assim como outras vacinas, a vacina da Janssen contra a COVID-19 pode causar uma reação alérgica grave. Uma reação alérgica grave geralmente ocorre dentro de alguns minutos a uma hora após a administração da dose da vacina da Janssen contra COVID-19. Por essa razão, quem aplica a vacina pode pedir que você permaneça no local onde recebeu a dose para monitoramento após a vacinação. Os sinais de uma reação alérgica grave podem incluir:

  • dificuldade de respirar;
  • inchaço no rosto e garganta;
  • batimento cardíaco acelerado;
  • erupção cutânea forte em todo o corpo;
  • tonturas e fraqueza.

 

Esses podem não ser todos os efeitos colaterais possíveis da vacina da Janssen contra a COVID-19. Efeitos graves e inesperados podem acontecer. A vacina da Janssen contra a COVID-19 continua sendo estudada em ensaios clínicos.

 

Confira a bula da vacina da Janssen em - https://pfarma.com.br/coronavirus/6587-bula-vacina-janssen-covid19.html

 

 

* Conteúdo com informações disponibilizadas pela Janssen em seu website institucional