russia coronavirus covid

Principais cidades da Rússia anunciam imposição de restrições (lockdown parcial) para combater a Covid-19

 

 

As duas maiores cidades russas, Moscou e São Petersburgo, vão impor fortes restrições às atividades econômicas devido à reincidência de infecções por coronavírus.

A contagem diária de novos casos no país tem excedido a marca de 30 mil desde meados de outubro, chegando, no sábado, a uma nova máxima de cerca de 37 mil infecções.

O presidente Vladimir Putin assinou uma ordem executiva que concede à população um período de 9 dias de licença remunerada do trabalho a partir de 30 de outubro, e instou municipalidades de toda a Rússia a implementar a medida.

A capital Moscou, onde o número de infecções é o mais alto do país, vai passar a impor restrições dois dias mais cedo, a partir de 28 de outubro a 7 de novembro.

Com as restrições, somente estabelecimentos que vendem alimentos e outros itens de necessidade diária terão permissão para funcionar. A operação de restaurantes em ambientes fechados também será suspensa. Escolas serão fechadas, enquanto teatros e museus só aceitarão a presença de vacinados com um limite no número de visitantes.

A cidade de São Petersburgo também anunciou que vai implementar restrições similares a partir de 30 de outubro.

O governo russo enfrenta agora um crescente senso de crise. Somente cerca de 30% da população russa foi totalmente vacinada, em parte devido à desconfiança da opinião pública acerca do imunizante produzido domesticamente.

 

* com informações da NHK