- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis
Plataforma Conect SUS fornecerá registro de testes rápidos de Covid-19, realizados pelas redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Ainda em novembro, o Conect SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde, passará a informar os resultados positivos e negativos de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19, realizados pelos cidadãos brasileiros nas 26 redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
“A iniciativa tornou-se possível, graças à integração dos dados das testagens feitas pelo grande varejo farmacêutico à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)”, lembra o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. “O compartilhamento de informações auxilia no controle da situação de emergência da saúde pública e no processo de vacinação da Covid-19 no Brasil”, acrescenta.
Em um primeiro momento, o Conect SUS irá fornecer resultados mais recentes das testagens. De forma gradual, deverá atualizar o sistema com os quase 12 milhões de exames coletados pelo varejo farmacêutico. As testagens tiveram início em abril de 2020. Até o momento, as farmácias aplicaram 11.416.107 testes rápidos, sendo 2.257.389 positivos (19,77%) e 9.045.6085 negativos (80,23%).