crianca vacina pfizer

A Anvisa anunciou a aprovação da Vacina Comirnaty contra covid-19 para administração em crianças de 5 a 11 anos.

 

 

A  Anvisa aprovou nesta manhã (16/12), o uso da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O anúncio foi feito durante um comunicado público transmitido pelas redes sociais.

A vacina da Pfizer contra covid-19 será administrada na dose de 10 µg em crianças de 5 a 11. A dose demonstrou segurança, tolerabilidade e imunogenicidade para crianças.

A vacina da Covid-19 para crianças será disponibilizada em um fraco com tampa e rótulo laranja, enquanto a embalagem da vacina já utilizado para população acima de 12 anos possui a cor roxa.

Uma das diferenças é o prazo de armazenamento pós descongelamento que na vacina para crianças possui um prazo maior de até 10 semanas quando mantida em temperatura de 2º a 8ºc (temperatura de geladeira comum) sendo superior ao prazo de 1 mês da vacina para adultos.

O Gerente Geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que a decisão da Anvisa será publicada ainda hoje através de resolução na edição extra do Diário Oficial da União e assim que publicada, por se tratar de uma vacina registrada, e disponível nas doses para crianças já poderá ser imediatamente utilizada.

 

crianca diferenca vacina pfizer

Diferença entre a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 12 anos e da versão para pessoas acima de 12 anos.

 

Gustavo Mendes apresentou dados sobre a vacina. Ele destacou que com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19, quando administrada no esquema de 2 doses em crianças de 5 a 11 anos, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pela SARS-CoV-2.

 

crianca pfizer imunogenicidade

 

O especialista Luiz Vicente, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, citou que o governo federal registrou mais de 1400 óbitos de crianças devido à covid-19 e defendeu a aprovação da vacinação das crianças. A  Anvisa também projetou vídeos do especialista Renato Kfuri, da Sociedade Brasileira de Imunizações, e da Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia, que também defenderam os benefícios da vacina para a faixa etária de 5 a 12 anos. Todos os especialistas destacaram o perfil de segurança da vacina.

A vacina da Pfizer em crianças foi bem tolerada, com efeitos colaterais geralmente comparáveis ​​aos observados em participantes de 16 a 25 anos. 

 

aprovacao anvisa vacina crianca pfizer 

 

- Confira os pareceres completos da Anvisa sobre a aprovação da Vacina da Pfizer para crianças