anvisa agencia nacional vigilancia santiraria

Confira a reprodução na íntegra da nota das entidades farmacêuticas em defesa da Anvisa.

 

 

O grupo de representantes das entidades farmacêuticas divulgaram uma nota em defesa da Anvisa. Após a aprovação da vacina da pfizer para crianças de 5 a 11 anos, o presidente Jair Bolsonaro em live disse "Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos, queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essaes pessoas e obviamente forme seu juízo”. A fala do presidente foi considerada como uma forma da intimidação pelos servidores da anvisa, entidades que atuam junto ao setor regulador e por entidades farmacêuticas que se manifestaram.

A Anvisa também publicou uma nota de repúdio em razão da fala do presidente. A Univis, Associação dos Servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, também publicou uma nota a qual deu o título de "Nota de Repúdio às tentativas de intimidação ao corpo técnico da Anvisa". Na sexta-feira, durante o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, voltou a defender a vacinação contra covid-19 para crianças e falou de outras medidas de prevenção como uso de máscara.

 

 

Manifesto: Em defesa da Anvisa

 

Desde sua criação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem pautado sua atuação pela clareza de análises técnicas, pela responsabilidade de decisões e por seu compromisso inabalável com a saúde dos brasileiros. 

A ciência tem sido o norte da Anvisa, razão que a colocou em pouco tempo no topo da lista das melhores e mais respeitadas agências sanitárias do mundo. 

O conhecimento e a seriedade dos técnicos da Anvisa são inquestionáveis haja vista sua atuação irrepreensível diante do cenário caótico vivido nesse tempo de pandemia.

Portanto, são inadmissíveis as ameaças que os servidores da Anvisa vêm sofrendo devido às aprovações de vacinas contra a Covid-19. O preparo e a experiência dos técnicos permitiram que o País pudesse ter soluções à Pandemia com rapidez. As ameaças infundadas à Agência e ao preparado corpo técnico colocam em risco todos os esforços pela celeridade e credibilidade dos processos de avaliação de vacinas e medicamentos que a Agência tem realizado com irretocável lisura e ética. 

As entidades do setor da Saúde abaixo assinadas parabenizam os diretores e técnicos da Anvisa pelo excelente e inestimável trabalho que realizam em prol do país e de sua população, repudiando e condenando os ataques, sem nenhum fundamento, de que têm sido alvo. 

A Anvisa é um patrimônio da Saúde Pública no Brasil. 

ABIFISA - Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde

ABIFINA - Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades

ABIMIP - Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição

ABIQUIFI - Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos

ABRASP - Associação Brasileira Produtores Soluções Parenterais

ALANAC - Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais

INICIATIVA FIS

GRUPOFARMABRASIL – Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica de Pesquisa e de Capital Nacional

INTERFARMA - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa

PRÓGENÉRICOS - Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares

SBAM - Sociedade Brasileira de Auditoria Médica

SINDICIS - Sindicato das Empresas do Complexo Industrial da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

SINDIFARGO - Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás

SINDUSFARQ - Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais

SINFAR-RJ - Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro

SINDUSFARMA – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos