- Detalhes
- Categoria: Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico
- By Fábio Reis
Sobre a falta de medicamentos de alto custo para o tratamento da doença de Alzheimer
Confira nota de repúdio elaborada pelo GTT de Cuidado Farmacêutico ao Idoso do CRF-SP sobre a falta de medicamentos de alto custo para o tratamento da doença de Alzheimer em hospitais, farmácias e serviços de saúde
São Paulo, 20 de abril de 2022.
Nos últimos meses tem sido comum o relato sobre a falta de alguns medicamentos nos hospitais, farmácias e serviços de saúde. Situação que traz grande preocupação, pois em certos casos afeta de forma importante a continuidade dos tratamentos e a consequente qualidade de vida dos pacientes.
Esta semana veio à tona a notícia de que medicamentos para tratamento da doença de Alzheimer não são fornecidos à população por meio da Farmácia de Alto Custo há seis meses, fato que traz enorme preocupação a todos nós.
A doença de Alzheimer não tem cura, mas tem tratamento! O tratamento da doença de Alzheimer, quando seguido corretamente, pode trazer benefícios inquestionáveis ao paciente, além de prorrogar o avanço da doença.
Comprometer o uso dos medicamentos utilizados e a posterior continuidade do tratamento da doença de Alzheimer pode significar um prejuízo muito grande, interferindo negativamente no controle da doença, de forma a não impedir o processo neurodegenerativo.
Tratam-se de medicamentos de elevado custo e os quais boa parte da população não tem condições de adquirir, sendo fundamental o fornecimento pela Farmácia de Alto Custo.
O CRF-SP manifesta-se com grande preocupação e pede a resolução imediata desta situação.
Dr. Gustavo Alves A. dos Santos – Coordenador do Grupo técnico de Cuidado Farmacêutico ao Idoso do CRF-SP
Fonte: CRF/SP