anvisa vigilancia sanitaria

Anvisa adota medidas sobre chocolates da marca Elite por suspeita de contaminação por bactéria. Resolução se aplica a chocolates importados de Israel.

 

A  Anvisa publicou, na última sexta-feira (13/5), a Resolução-RE 1.558, de 12 de maio de 2022, que proíbe o comércio, a distribuição, a importação e o uso, e determina o recolhimento dos chocolates da marca Elite, importados pela empresa Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. - CNPJ 010693370001-18. 

A medida se aplica a todos os lotes do produto e foi motivada por alerta internacional de recolhimento por possível contaminação por Salmonella. Foi identificada a importação, pela empresa Rodin, dos seguintes produtos para o mercado brasileiro: 

Além disso, foi publicada a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 1.586, de 13 de maio de 2022, em nome da empresa Strauss Elite Ltd (fabricante dos produtos em Israel). Essa resolução abrange todos os produtos (todos os chocolates e outros doces, como balas, chicletes, biscoitos e wafers da marca Elite) que foram alvo do recolhimento internacional e tem o objetivo de evitar que outras empresas importadoras tragam os produtos para o Brasil ou, caso já tenham trazido, determinar que façam o recolhimento dos mesmos.  

 

O que o consumidor deve verificar?   

Caso identifique produtos da marca Elite, conforme os exemplos abaixo, não os consuma e entre em contato com o estabelecimento onde eles foram adquiridos, para as providências necessárias.  

A Anvisa segue acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias para que a população brasileira não seja exposta a riscos.