- Detalhes
- Categoria: Comunicados e Informes do Setor Farmacêutico
- By CRF-SP
CRF/SP faz alerta sobre uso do Naproxeno
Vice-presidente do CRF-SP, dra. Luciana Canetto Fernandes, falou ao portal UOL sobre a forma correta no uso de naproxeno
O CRF-SP fez nova participação na coluna ‘Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa’ do portal UOL, desta vez esclarecendo sobre o anti-inflamatório naproxeno, indicado para o tratamento da dor, da febre e inflamação.
A porta-voz do Conselho na reportagem foi a vice-presidente, Dra. Luciana Canetto Fernandes, que abordou as formas corretas de utilizar o medicamento. “Quando a administração é pela via oral, a orientação é que ele seja ingerido inteiro com água. O comprimido não deve ser partido. Ele poderá ser administrado junto a alimentos para reduzir o mal-estar estomacal, mas é preferível que ele seja ingerido longe do horário das refeições porque os alimentos - principalmente os gordurosos - podem atrasar a sua absorção, embora não a atrapalhe em sua extensão”.
A matéria também teve participação da assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, que falou sobre a importância de o paciente buscar informações com o farmacêutico no ato da dispensação, pois, mesmo se tratamento de um medicamento isento de prescrição (MIP), ele não é isento de ação e reação.
“Essa é a razão pela qual, na hora da retirada do fármaco, você pode e deve esclarecer dúvidas sobre o medicamento e ser orientado pelo farmacêutico responsável. Essa medida reduz o risco de efeitos indesejáveis”, disse a farmacêutica.
Clique aqui e confira o texto na íntegra
Texto por Renata Gonçalez
Fonte: Departamento de Comunicação CRF-SP