farmaceutico exame laboratorial 

Em 2013 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou as resoluções 585, atribuições clínicas do farmacêutico e 586, prescrição farmacêutica. A resolução 585/2013 já trazia em seu inciso XII do art. 7º o respaldo legal para os farmacêuticos solicitarem exames clínico-laboratoriais com a finalidade de realizar acompanhamento farmacoterapêutico, mas a atividade ainda é um cenário longe da realidade do dia-a-dia da farmácia.

Um dos caminhos para contribuir com a saúde da população, através de uma maior atuação dos farmacêuticos, seria através da força de uma lei própria para o Estado do Rio de Janeiro. Em razão disso está acontecendo uma mobilização junto aos parlamentares.

O vereador suplente do município de Sumidouro, o farmacêutico Lucas Ramos, realizou na Câmara Municipal de Nova Friburgo, em 24/7, um encontro com o Presidente do PDT, Carlos Lupi, e com o Deputado Federal Paulo Ramos e da Deputada Estadual Delegada Martha Rocha.

lucas farmaceuticoDurante o encontro o farmacêutico expor a necessidade de estabelecer por força de lei uma presença e atuação do farmacêutico no SUS, os parlamentares receberam a demanda e se comprometeram a transformar em um projeto de lei.

Foi acordada a abertura nos gabinetes para receber o farmacêutico para trabalhar no texto do projeto de Lei. A proposta deverá virar projeto de Lei no âmbito estadual e também uma proposta de Lei Municipal em Nova Friburgo, através do vereador Joelson do Pote.

Para Lucas Ramos "O primeiro passo, que é o mais importante, que compreende conversar com as lideranças políticas e trazer a discussão foi dado", acrescentou "se aprovado o projeto de lei vai proporcionar melhorias para a classe farmacêutica e para saúde pública".

 

Resolução do CFF permite que farmacêuticos solicitem exames de saúde

 

Conforme o inciso XII do art. 7º da Resolução CFF no 585/2013, os farmacêuticos estão aptos a solicitar exames laboratórias. Em dezembro de 2016, o Presidente do CRF-RJ na época, Dr. Marcus Athila, encaminhou ofício aos laboratórios do Rio de Janeiro para comunicar sobre o respaldo legal das solicitações de exames por farmacêuticos. "Dentre as atribuições clínicas dos farmacêuticos está a solicitação de exames laboratóriais para acompanhamento farmacoterapêutico e de saúde. O farmacêutico é grande aliado da população nos cuidados de saúde", disse Athila. 

farmaceutico exame clinico laboratorio

 

Duque de Caxias possui Lei municipal sobre Prescrição Farmacêutica

 

Em 2017 foi aprovada em Duque de Caxias a Lei que estabelece normas para a regulamentação do atendimento na prescrição de medicamentos e solicitação de exames pelos farmacêuticos de plantão aos usuários do SUS nas unidades de saúde do Município de Duque de Caxias.

A proposta foi fruto da Comissão Parlamentar do CRF-RJ de 2017, na época presidida por José Roberto Lannes Abib, que virou um projeto de Lei de autoria do vereador Wendell Oliveira do Nascimento e co-autoria da vereadora Juliana do Táxi e foi aprovada por 100% dos vereadores presentes na sessão de votação e sanciada pelo prefeito Washington Reis.

 farmaceutico jose roberto lannes abib