PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Carreira Farmacêutica
By CRF-PR
CRF-PR
18.Dez

CRF-PR detecta diploma falso de farmácia

crf pr 

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná é o responsável pelo registro profissional de recém-formados e egressos de outros estados, consentindo habilitação para o exercício da atividade farmacêutica no Paraná.

Atento a esse trabalho, o Departamento de Cadastro e Recepção do CRF-PR tem, com frequência, constatado não conformidade na documentação apresentada no ato do registro, na maioria das vezes, identificando diplomas falsificados. Durante o mês de outubro, foi constatada mais uma falsificação de diploma. Nos últimos cinco anos, foram detectados cerca de 10 diplomas falsos. As tentativas se deram tanto na sede, em Curitiba, como nas seccionais.

Entre as instituições que sofreram as tentativas de fraude estão a Universidade Estácio de Sá, Universidade Paulista, Universidade Gama Filho e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Procedimento

Ao chegar um diploma no CRF-PR, o primeiro passo é a verificação junto à faculdade. Essa consulta busca verificar se o aluno realmente é egresso da instituição. Caso seja identificada a fraude, é feito o levantamento de informações para a Polícia Federal para a apuração dos crimes cometidos.

No Brasil, a falsificação de documentos públicos é um crime previsto no Código Penal, Artigo 297, com pena de reclusão de dois a seis anos e multa. Além do potencial crime de falsificação, o autor também pode responder pelos delitos de falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão e periclitação da saúde pública. Com isso, a polícia conduz o inquérito e se for o caso é instaurada a ação penal.

Esse trabalho é importante pois além de tirar esses documentos falsificados de circulação e encaminhar à polícia federal, evita-se que outros sejam disseminados pelo estado.

De acordo com o Procurador do CRF-PR, Dr. Vinicius Amorim, o Conselho está atento na triagem e verificação dos documentos recebidos. “Além de nossa responsabilidade quanto à inscrição de profissionais efetivamente habilitados, também é nossa obrigação a comunicação desses fatos à autoridade policial, para a adoção das medidas necessárias, de modo a repelir tal prática e punir os responsáveis. Diante do imenso risco que podem causar à sociedade, o CRF-PR está empenhado na confirmação da veracidade dos documentos que são apresentados, sem prejuízo de reapreciação da documentação dos profissionais já inscritos. Caso necessário, todas as constatações serão encaminhadas à investigação policial”.

A gerente do departamento de Cadastro, Dra. Flávia de Abreu Chaves, enfatizou que o processo de trabalho da equipe do CRF-PR é rigoroso para impedir as tentativas de registros de diplomas falsos. “São diversas verificações que o CRF-PR realiza ao receber os documentos. A confirmação dos egressos pelas instituições de ensino nem sempre é ágil como gostaríamos, o que pode acarretar morosidade na aprovação de algumas inscrições, mas contamos com a compreensão dos farmacêuticos, os quais também são beneficiados ao impedirmos o exercício ilegal da profissão. Nossos esforços são para garantir a legitimidade do profissional e assim, certificamos que a sociedade será atendida por um farmacêutico capacitado, preparado e devidamente habilitado”.

Para denúncias, entre em contato com a nossa Ouvidoria pelo email: ouvidoria@crf-pr.org.br

 

Texto por Comunicação CRF-PR

 

Artigo anterior: Clínicas em farmácias superam 5 milhões de atendimentos Clínicas em farmácias superam 5 milhões de atendimentos Próximo artigo: CRF-AM vai à Polícia Federal contra uso de diploma falso de Farmácia CRF-AM vai à Polícia Federal contra uso de diploma falso de Farmácia

Novos conteúdos

  • CFF recorre e Justiça analisa direito à prescrição de medicamentos por farmacêuticos
    CFF recorre e Justiça analisa direito à prescrição de medicamentos por farmacêuticos
    Blog 16.Mai
  • Justiça Federal mantém exigência de farmacêutico presente em farmácias
    Justiça Federal mantém exigência de farmacêutico presente em farmácias
    Blog 16.Mai
  • Empréstimos do BNDES a associadas do Grupo FarmaBrasil somam R$ 3,5 bilhões
    Empréstimos do BNDES a associadas do Grupo FarmaBrasil somam R$ 3,5 bilhões
    Mercado Farmacêutico 16.Mai
  • Abbott é a nova associada da Acessa e reforça compromisso com o autocuidado em saúde no Brasil
    Abbott é a nova associada da Acessa e reforça compromisso com o autocuidado em saúde no Brasil
    Mercado Farmacêutico 16.Mai
  • Grupo Fleury registra 45% de aumento de teleconsultas pediátricas impulsionadas por doenças respiratórias entre janeiro e abril
    Grupo Fleury registra 45% de aumento de teleconsultas pediátricas impulsionadas por doenças respiratórias entre janeiro e abril
    Saúde 16.Mai
  • Ashland expande planta de sistemas de revestimento farmacêuticos e de antimicrobianos no Brasil
    Ashland expande planta de sistemas de revestimento farmacêuticos e de antimicrobianos no Brasil
    Mercado Farmacêutico 16.Mai
  • Disputa entre Anitta e farmacêutica por nome de remédio deve favorecer empresa, aponta especialista
    Disputa entre Anitta e farmacêutica por nome de remédio deve favorecer empresa, aponta especialista
    Blog 16.Mai

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos