pesquisa medicamentos

Um remédio fitoterápico é a aposta do Instituto Vital Brazil para tratar infecções causadas pelo Zika vírus. De acordo com informações do laboratório oficial do governo estadual do Rio de Janeiro, as pesquisas estão em fase inicial, mas a expectativa é que o remédio, feito com plantas, sirva também para tratar outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O presidente do Vital Brazil, infectologista Edimilson Migowski, revelou que testes com cobaias indicam que o fitoterápico pode inibir a duplicação de alguns vírus. Neste momento, a pesquisa avalia a resposta do medicamento às virologias da zika, chikungunya e dengue.

Para que haja a comprovação clínica do efeito do fitoterápico, o médico informou que ainda serão necessários testes em voluntários saudáveis. A expectativa é que essa etapa seja concluída em até um ano e meio.

Pesquisadores das Universidades Federais do Rio de Janeiro e Fluminense também participam dos estudos, mas caberá ao Instituto Vital Brazil a comercialização da descoberta. O laboratório de ciência e tecnologia, foi fundado em 1919, é vinculada ao governo do estado, e atende a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos, além de realizar estudos e pesquisas.


Fonte EBC