PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Estudo e Pesquisa
By Fábio Reis
Fábio Reis
24.Mai

UFRJ e Eurofarma firmam acordo de cooperação técnica na área farmacêutica

 Parceria entre Lassbio e Eurofarma visa promover intercâmbio científico e tecnológico

 

O Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (Lassbio) firmou, em 22/5, contrato com a Eurofarma para estabelecer parceria técnico-científica visando à pesquisa e ao desenvolvimento de medicamentos inovadores, além do intercâmbio do conhecimento.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, estiveram presentes Eliezer Barreiro, coordenador científico do Lassbio e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT); José Abreu, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); Luiz Eurico Nasciutti, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Eliete Bouskela, diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Martha Penna, vice-presidente de inovação da Eurofarma.

Barreiro celebrou a construção da parceria entre academia e indústria e enfatizou que os dois setores estão buscando os mesmos resultados: o bem-estar da população por meio da criação de novos fármacos, promovendo a inovação no setor. “Os grandes exemplos de inovação brasileira têm um pé fortíssimo na academia”, disse. O coordenador do Lassbio destacou que a universidade produz conhecimento, mas nem sempre as pesquisas geram produtos que chegam às prateleiras, culminando apenas em publicações científicas. Segundo ele, as parcerias podem ajudar nessa materialização.

Penna completou a fala do diretor do Lassbio, ressaltando que a academia no Brasil é muito forte e precisa ser valorizada. “Essa é a riqueza que enxergamos pela frente. Precisamos deixar de ser uma indústria de cópias e nos tornarmos uma de inovação. Esse caminho passa pela universidade”, afirmou.

 

A parceria no dia a dia

O contrato firmado busca aproximar o setor de inovação com o produtivo, se concentrando em fármacos que mantenham relação entre o portfólio desenvolvido pelo Lassbio e a Eurofarma. Segundo Barreiro, o foco inicial está em quimioterápicos, antibacterianos e substâncias contra dor neuropática, depressão e doenças negligenciadas, como a leishmaniose.

Em seus 25 anos, o Lassbio construiu uma “quimioteca” com mais de 2 mil compostos com propriedades bioativas confirmadas, que agora poderão ser pesquisadas mais a fundo. A parceria garante bolsas de pós-doutorado para pesquisadores da UFRJ, com seguro de saúde oferecido pela empresa, e apoio ao laboratório para permitir os estudos clínicos necessários ao avanço das pesquisas. Além disso, o contrato pode render para universidade, futuramente, royalties advindos dos medicamentos produzidos.

 

Fonte: 

Artigo anterior: Servier lança dois Ensaios Clínicos de Fase 3 sobre autismo na Europa Servier lança dois Ensaios Clínicos de Fase 3 sobre autismo na Europa Próximo artigo: UFG desenvolve medicamento que reverte overdose de cocaína UFG desenvolve medicamento que reverte overdose de cocaína

Novos conteúdos

  • Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Biografia mostra trajetória de fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de medicamentos genéricos no Brasil
    Biografia mostra trajetória de fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de medicamentos genéricos no Brasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Acordo Mercosul–EFTA avança com perspectivas positivas para indústria brasileira
    Acordo Mercosul–EFTA avança com perspectivas positivas para indústria brasileira
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • Indústria nacional pode ser parceira estratégica na agenda de saúde dos BRICS, diz Grupo FarmaBrasil
    Indústria nacional pode ser parceira estratégica na agenda de saúde dos BRICS, diz Grupo FarmaBrasil
    Mercado Farmacêutico 10.Jul
  • COOP Drogaria inaugura 71ª unidade e reforça presença no Grande ABC
    COOP Drogaria inaugura 71ª unidade e reforça presença no Grande ABC
    Mercado Farmacêutico 08.Jul
  • Laboratório Teuto abre mais de 100 oportunidades em Mutirão de Empregos
    Laboratório Teuto abre mais de 100 oportunidades em Mutirão de Empregos
    Emprego 08.Jul
  • Farmácias do Rio de Janeiro são proibidas de pedir CPF para oferecer desconto
    Farmácias do Rio de Janeiro são proibidas de pedir CPF para oferecer desconto
    Mercado Farmacêutico 02.Jul

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos