enjoo medicamento

 

A Vanda Pharmaceuticals, uma pequena biofarmacêutica com sede em Washington, anunciou que o tradipitant, um antagonista do receptor de neurocinina-1, foi eficaz no tratamento da cinetose, ou enjoo de movimento, no mar em um estudo clínico conduzido no oceano Pacífico.

Os resultados de eficácia clínica são da segunda fase de testes clínicos do medicamento que pretende substituir o dimenidrinato (dramin), líder do setor. Para o teste, a empresa enviou 126 pessoas com histórico de enjoo em navios ao longo da costa de Los Angeles, os participantes do estudo foram randomizados para receber ou tradipitant ou placebo de forma cega.

No geral, o estudo produziu resultados positivos, segundo a empresa: 40% das pessoas que tomaram placebo vomitaram, em comparação com apenas 17,5% entre as que tomaram o medicamento. Em condições de mar agitado, o novo medicamento se saiu ainda melhor, com ocorrência de vômitos em mais de 72% do grupo de placebo em comparação com quase 16% para as pessoas tratadas com o medicamento tradicional.

Segundo a Vanda, os enjoos causados por movimento afetam cerca de 30% dos passageiros. Acredita-se que a causa seja um descompasso entre o movimento visto e o sentido. Entre 2 e 3 milhões de doses do dramamine, fabricado pela Prestige Consumer Healthcare, são compradas todos os meses nos Estados Unidos, segundo dados da Iqvia citados pela Vanda.

Ainda não se sabe a empresa irá para alto mar no curto prazo, mas a farmacêutica trabalha numa terceira fase de testes para o medicamento. A Vanda pretende pedir aprovação para comercializar o remédio em 2020.

 

Doença de movimento

A Doença do Movimento é um distúrbio que surge frequentemente como uma resposta ao movimento real ou percebido, como ocorre durante a viagem veicular. O vômito é o sintoma mais perturbador da doença do movimento, embora o distúrbio seja freqüentemente acompanhado por uma série de sintomas que inclui náusea, sudorese, palidez, dor de cabeça e anorexia.

 

Sobre a Vanda

Vanda é uma empresa global biofarmacêutica focada no desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para atender às necessidades médicas não atendidas e melhorar a vida dos pacientes.