anticoncepcional masculino

 

Em 2019 foi anunciado pela primeira vez nos Estados Unidos os testes com a substância 11-beta-MNTDC (dodecilcarbonato de 11-beta-metil-19-nortestosterona) candidata a ser o primeiro anticoncepcional masculino.

A pílula age imitando o testosterona e tem as ações combinadas de um hormônio masculino (androgênio) e progesterona. Quando usada por homens saudáveis, uma vez ao dia por um mês, a pílula anticoncepcional passou em testes de segurança e tolerabilidade.

Os pesquisadores que testaram a droga disseram que ela produzia respostas hormonais consistentes com a contracepção eficaz.

Para o estudo da Fase I, 40 homens saudáveis ​​no UW Medical Center em Seattle e no Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles em Torrance, Califórnia, foram incluídos.

Do total de participantes do estudo, dez deles receberam aleatoriamente placebo, 14 homens receberam 200 mg de 11-beta-MNTDC e 16 receberam a dose de 400 mg.

Os indivíduos receberam o medicamento ou placebo uma vez ao dia por um período de 28 dias.

Na coorte do estudo, os níveis de dois hormônios necessários para a produção de espermatozóides caíram bastante, em comparação com aqueles que tomaram o placebo, relataram os pesquisadores.

Apenas alguns efeitos colaterais leves, incluindo fadiga, acne e dor de cabeça foram relatados entre homens que receberam 11-beta-MNTDC em cada nível de dosagem.

Como a droga levaria pelo menos 60 a 90 dias para afetar a produção de espermatozóides, seus efeitos eram reversíveis após a interrupção do tratamento.

Os pesquisadores planejam ensaios clínicos mais longos, se acharem que o medicamento é eficaz e passarão a estudos maiores e, em seguida, testarão em casais sexualmente ativos.

A professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, Stephanie Page, disse: “O objetivo é encontrar o composto que tenha menos efeitos colaterais e seja o mais eficaz.

"Estamos desenvolvendo dois medicamentos orais em paralelo, na tentativa de avançar o campo (medicamentos contraceptivos)".

Os pesquisadores também testaram outra possível pílula anticoncepcional masculina, o dimechandrolone undecanoate (DMAU).

Os resultados do estudo da DMAU em março do ano passado demonstraram que o contraceptivo experimental poderia ser efetivamente usado como uma pílula anticoncepcional para homens.

O último estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver, que está desenvolvendo o 11-beta-MNTDC e outros contraceptivos masculinos.