- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By fabio
Farmanguinhos desenvolve novo produto contra malária
Farmanguinhos estuda uma nova apresentação do medicamento que auxilia no tratamento da malária vivax, o co-blíster de cloroquina e primaquina. O produto inovador, além de facilitar os usuários quanto a sua administração, devido a sua embalagem, trará outros benefícios como o aumento a adesão no tratamento, a redução da possibilidade de transmissão e o aparecimento de resistência dos protozoários.
O nome co-blíster deve-se ao fato dos dois medicamentos estarem no mesmo blíster, de forma com que os usuários possam administrá-lo simultaneamente e de forma correta. Apesar da menor morbi-mortalidade (ser mais branda e não ser letal), a malária vivax é muito mais prevalente, principalmente em áreas tropicais e temperadas.
Interessados na produção do novo produto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Rede Amazônica de Vigilância da Resistência aos Antimaláricos (RAVREDA) apoiam os estudos para o desenvolvimento do co-blíster. Caso os resultados dos ensaios clínicos sejam satisfatórios, Farmanguinhos será o primeiro laboratório a produzir este produto para malária vivax no mundo. O objetivo é que o co-blíster de cloroquina e primaquina possa ser utilizado em toda a América Latina.
(Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz).