- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By fabio
Tratamento do Câncer de Mama com T-DM1 tem bons resultados
Um novo medicamento é a esperança das mulheres que sofrem de câncer de mama o T-DM1 (conhecido também como trastuzumab-DM1 ou emtansine trastuzumab). O T-DM1 é um medicamento injetável que atua como uma vacina atando de forma seletiva as células cancerígenas. A vantagem desse novo tratamento é que ele não possui tantos efeitos colaterais como a quimioterapia.
O medicamento é uma terapia de primeira linha em doença HER2-positiva metastático. O T-DM1 é o primeiro de um novo tipo de tratamento para o câncer usando anticorpos. Ele une duas drogas existentes com o objetivo de disponibilizar ambas as drogas, especificamente às células cancerosas: trastuzumab, um anticorpo monoclonal que ataca as células que produzem proteína HER2, e o DM1, um agente quimioterapico.
O anticorpo (trastuzumab) se liga às células do câncer HER2-positivo, e bloqueia o controle de sinais que fazem o câncer crescer e ao mesmo tempo promove sinalização para o sistema imunológico do corpo atacar as células. Então, uma vez T-DM1 é absorvido nas células cancerosas, ele é projetado para destruí-las, liberando o DM1.
Uma reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da Rede Globo mostrou esse novo medicamento. Durante a reportagem também foram exibidas informações a respeito da cirurgia plástica de reconstrução da mama e também demonstrou a dificuldade das brasileiras de conseguirem atendimento para realizar a mamografia no SUS.