- Detalhes
- Categoria: Estudo e Pesquisa
- By NHK
Pesquisadores japoneses desenvolvem inteligência artificial para detectar medicamentos candidatos
Uma equipe de pesquisadores japonesa afirma ter desenvolvido um sistema de inteligência artificial que pode detectar rapidamente inúmeras substâncias químicas para determinar remédios candidatos a tratar uma dada enfermidade. A equipe afirma que o programa de computador chegou a um possível medicamento para tratar o novo coronavírus.
O anúncio foi feito por um grupo liderado pelo ilustre professor Nakayama Keiichi, do Instituto Médico de Bioregulação da Universidade de Kyushu.
Métodos convencionais padrões para descobrir drogas candidatas a tratar uma determinada enfermidade necessitam de muito tempo e esforço, já que envolvem experimentos com diversas substâncias, uma por uma.
A equipe afirma que o software dotado de inteligência artificial aprendeu mais de 2,5 milhões de combinações de proteínas patogênicas e de substâncias químicas que têm o poder de deter seus efeitos.
Segundo os pesquisadores, o sistema agora é capaz de pesquisar cerca de 6 mil tipos de substâncias químicas por minuto e, então, determinar uma possível droga candidata a tratamento.
O grupo diz que o programa detectou um antigo remédio para glaucoma como possível droga candidata para o coronavírus SARS-CoV-2 que causou a pandemia por covid-19. Um experimento com cultura celular confirmou que o medicamento é capaz de bloquear infecção viral.
Nakayama afirma que o sistema de inteligência artificial consegue identificar remédios candidatos a tratamentos de forma 10 mil vezes mais rápida que humanos. Ele espera que o programa venha a tornar também mais rápido e mais simples o desenvolvimento de drogas contra o câncer e outras doenças.
Com informações da TV Japonesa NHK