O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza, na cidade de Alfenas (MG), a quarta edição do projeto Transformação Farmacêutica: Profissionais a Caminho de Resultados, que ocorrerá de 15 de março a 28 de abril.

No primeiro dia do evento (15/03), haverá o Fórum “O Farmacêutico que a Sociedade Precisa”. No dia seguinte, 16 de março, inicia o treinamento “Projetos Estratégicos: desenvolvendo e qualificando serviços farmacêuticos”.

As três primeiras edições do projeto aconteceram em Belo Horizonte, de 19 de outubro a 11 de novembro, em Montes Claros, de 23 de novembro a 16 de dezembro e em Ipatinga, de 8 de fevereiro a 31 de março.

O objetivo geral é impulsionar a mudança de postura do profissional e fornecer ferramentas para construção e fortalecimento de projetos inovadores, voltados ao cuidado em saúde.

A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até o limite de vagas, de 200 para o Fórum e de 60 para o treinamento.

 

 

Etapas:

 

I - Fórum: “O FARMACÊUTICO QUE A SOCIEDADE PRECISA”

Objetivo: apresentar à classe farmacêutica, docentes e discentes, o novo e desejado perfil do egresso de farmácia; quais as competências e habilidades necessárias para que a formação deste profissional esteja realmente congruentes às novas diretrizes legais e demandas sociais.

Público Alvo: profissionais Farmacêuticos; docentes e discentes do curso de Farmácia

Data e Horário: Dia 15 de março, sexta-feira, das 18h às 22h00

Local: Rua Gabriel Monteiro da Silva 700 Centro- Sala R101- Campus UNIFAL

 

II - TREINAMENTO: "PROJETOS ESTRATÉGICOS: DESENVOLVENDO E QUALIFICANDO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS"

Objetivo: promover capacitação ao profissional farmacêutico voltada ao desenvolvimento, implementação e gestão de projetos de cuidado e educação em saúde, alinhado ao novo perfil demandado a este profissional, de acordo com as necessidades individuais e coletivas dos pacientes. Nesse contexto, o treinamento propiciará ferramentas de mudança comportamental para uma real inserção do farmacêutico no cuidado à saúde, por meio da apresentação de referencial teórico e demais subsídios necessários às melhores práticas profissionais, nos diversos cenários de atuação farmacêutica.

Público Alvo: farmacêuticos que atuam nos mais diversos serviços e que tenham interesse em áreas voltadas para o cuidado ao paciente.

 

Módulo I: reflexão sobre o atual e o novo perfil demandado ao farmacêutico; Introdução a gestão de projetos; Aplicação de ferramentas de gestão para diagnóstico situacional e planejamento; Construção e avaliação de indicadores de estrutura, processo e resultados.

Data e Horário: Dias 16 e 17 de março, sábado e domingo, das 8h às 17h.

 

Módulo II: comportamentos, habilidades de comunicação e relação com o paciente; representações sociais e aspectos culturais na área de saúde; estrutura da personalidade humana e aspectos psicológicos da entrevista e anamnese em saúde; saúde baseada em evidências; fontes de informação sobre o uso de medicamentos; resultados de serviços farmacêuticos e experiências exitosas.

Data e Horário: Dias 27 e 28 de Abril, sábado e domingo, das 8h às 17h.

Local (Módulos I e II): Rua Gabriel Monteiro da Silva 700 Centro. Auditório Leão de Faria- Campus UNIFAL

 

Participações e Palestrantes:

Dr. Gerson Antônio Pianetti - Conselheiro Federal por Minas Gerais junto ao Conselho Federal de Farmácia

Dra. Zilamar Fernandes - Assessora da Diretoria do Conselho Federal de Farmácia

Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento

Dra. Nubia Cerceu

Dra. André de Oliveira Baldoni

 

Mais inscrições e informações em https://doity.com.br/transformao-farmacutica-profissionais-no-caminho-de-resultados-20181003093341-20190108-2019012915111