- Detalhes
- Categoria: Legislação Farmacêutica
- By Fábio Reis
kit de ferramentas de design thinking para Análise de Impacto Regulatório
A Anvisa lançou o kit de ferramentas de design thinking aplicado à Análise de Impacto Regulatório (AIR). Para quem não está familiarizado com o nome em inglês, o termo design thinking é utilizado para denominar uma ferramenta que privilegia a celeridade, a empatia, a criatividade e a usabilidade. O kit pode ser acessado aqui.
O lançamento ocorreu no painel sobre “Inovação em modelos regulatórios”, na 5ª Semana de Inovação, realizada em Brasília (DF). O painel contou com a participação de representantes do Ministério da Economia (ME), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Universidade de Brasília (UnB) e de outras agências reguladoras.
No kit, a Anvisa apresenta conceitos, ferramentas e técnicas de facilitação para utilização do design thinking no processo de AIR. Com isso, as áreas técnicas da Agência podem realizar AIR por meio de um método de condução sobre o qual são aplicadas ferramentas do design thinking, o que significa uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa.
Análise de Impacto Regulatório (AIR)
A AIR é um processo que institucionaliza uma sequência de reflexões necessárias para o desenvolvimento de uma política regulatória. Baseia-se em estruturas e métodos para analisar o problema, desenvolver objetivos regulatórios, identificar opções regulatórias e estimar seus impactos, de modo a permitir a otimização do desenho das políticas.
Por: Ascom/Anvisa