glaxosmithkline

A nova empresa será conhecida como GSK Consumer Healthcare e será líder mundial em produtos de venda livre de prescrição médica

 

A GSK Consumer Healthcare e a Pfizer Consumer Healthcare concluíram em 01 de Agosto, globalmente, a transação para criar uma nova Joint Venture, a qual será conhecida como GSK Consumer Healthcare. Esta nova empresa, líder mundial em Consumer Healthcare, será liderada pelo CEO Brian McNamara e terá um faturamento de aproximadamente £9,8 bilhões.

A movimentação traz para a mesma empresa importantes marcas, como Sensodyne, CataflamPro, Corega e ENO da GSK e Advil, Centrum e Caltrate da Pfizer. Este portfólio combinado nos torna a maior companhia de OTC (produtos de venda livre de prescrição médica) nos segmentos de Alívio da Dor, Vitaminas, Minerais e Suplementos e Saúde Oral. Além disso, passamos a figurar como a maior empresa deste segmento nos EUA e a segunda maior na China – fator que nos permite fazer uma diferença ainda maior na vida de mais consumidores.

Embora globalmente a Joint Venture passe a vigorar a partir de hoje, alguns mercados, como o Brasil, serão integrados à nova empresa gradualmente - o que é muito comum em Joint Ventures desse porte. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, tais como aprovações regulatórias e legais, que são necessárias para permitir as transferências dos negócios da Pfizer.

No Brasil, a transação já foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), porém, questões operacionais ainda estão em andamento. Portanto, os negócios da GSK e Pfizer Consumer Healthcare continuam concorrentes e trabalhando de forma separada até que a negociação seja totalmente concluída no país. A perspectiva é que a Pfizer seja integrada à nova Joint Venture no Brasil ainda no segundo semestre de 2019.

Como anunciado em dezembro de 2018, após a total integração e em até três anos do fechamento do negócio, a Joint Venture será separada da GSK por meio de uma cisão, criando uma empresa líder e independente de Consumer Healthcare.

O mercado de Consumo continua a ser uma parte importante da GSK nos próximos anos e, atualmente, o nosso foco está em integrar as duas empresas de forma bem-sucedida. Temos um histórico de conclusão de integrações globais semelhantes a essa, que nos dá a confiança de que podemos realizá-la com sucesso.

Acabamos de dar um importante passo rumo à jornada para criar a empresa de Consumer Healthcare mais inovadora, confiável e com melhor desempenho em todo o mundo.

 

Sobre a GSK

Uma das indústrias farmacêuticas líderes do mundo, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam melhor e por mais tempo. Para mais informações, visite www.gsk.com.br