Farmácia Hospitalar 2 

Startup Economapas divulga projeções de impacto econômico baseadas na geolocalização

 

 

A cidade do Rio de Janeiro conta atualmente com 3.407 farmácias. É o que aponta o estudo do Economapas, start up que criou um software que utiliza algoritmos para processar, de forma geolocalizada, informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas. O Centro se destaca com 116 estabelecimentos farmacêuticos, o maior número da capital.

Com uma população circulante de 600 mil pessoas por dia, a pesquisa aponta 95 estabelecimentos somente no perímetro de 1 km da Avenida Rio Branco. Nesta área, o gasto mensal com assistência em saúde e medicamentos chega a mais de R﹩34 milhões, somente de pessoas flutuantes e R﹩758 mil entre os moradores do bairro. O Centro é composto por uma população atual de 12 mil moradores, além dos 600 mil passantes diários.

Em segundo lugar no estudo aparece Copacabana, com 109 farmácias estabelecidas, seguido pelo bairro da Tijuca com 92 estabelecimentos; Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes com 76 farmácias, Campo Grande, com 59 e, de volta a Zona Sul, 41 no bairro de Ipanema.

Para a pesquisa, o Economapas utiliza mais de 500 bancos de dados públicos, como IBGE, Receita Federal, entre outros - em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, além de informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.

 

Sobre o Economapas

Criado em 2017 pelo administrador Gustavo Furtado e os engenheiros Patrick Garcia e Rafael Sales, o Economapas processa, de forma geolocalizada, informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva. Através de um panorama detalhado do potencial de consumo por classe sócio-econômica, é possível, por exemplo, entender o perfil dos clientes de cada região. Para isso, são utilizados mais de 500 bancos de dados públicos, como IBGE, Banco Central, Banco Mundial, Ministérios Federais, Receita Federal, entre outros - em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. O Economapas conta ainda com informações de associações comerciais e empresas como Serasa, Google e Facebook.

Entre os segmentos atendidos pela empresa estão: construção civil, imobiliário, combustível, gás, varejo, franquias, financeiro, publicidade, marketing, educação, alimentos e bebidas. Mais informações: https://www.economapas.com.br