zambon laboratorios

A empresa, no Brasil há 63 anos, adotou o modelo híbrido de trabalho, lançou um portal exclusivo para comunidade médica e sete novos produtos

 

 

Muitas vezes é preciso desconstruir alguns modelos para criar formatos de negócios que vão além do que se imaginava como premissa inicial. A pandemia acelerou este movimento e fez com que muitas corporações se reinventassem para manter o ritmo de negócios, mesmo em um cenário desafiador, tanto do ponto de vista da saúde quanto da economia. Este é o caso da farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há 63 anos e que fechou o ano com um crescimento de 23%, superando a meta prevista pela matriz italiana para 2021. A empresa é referência no País em produtos da linha respiratória, que tem entre os destaques o expectorante Fluimucil®, o xarope Seki®, além de atuar no mercado de Saúde Feminina, Dor, Sistema Nervoso Central e Doenças Raras.

Segundo o presidente da Zambon no Brasil, Rogério Frabetti, o resultado é fruto do aumento de eficiência operacional com investimentos em restruturação, pesquisas, novas tecnologias, digitalização de várias áreas e adoção do Novo Modelo Operacional Híbrido, que também tem contribuído, segundo pesquisas internas realizadas pela diretoria de RH, para a saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores na subsidiária brasileira.

Não é por acaso que a farmacêutica foi reconhecida, em dezembro, como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo GPTW Indústria 2021 na categoria Médias (100 a 999 funcionários). “A pandemia expôs uma revolução que já vinha acontecendo no mercado de trabalho brasileiro e que representa uma quebra de paradigmas na gestão de pessoas, reforçando um olhar mais humanizado das lideranças. A adoção do trabalho híbrido trouxe flexibilidade e equilíbrio para muitos colaboradores, que também sentiam falta da interação mais próxima com os colegas”, destaca.

Uma das principais estratégias dentro deste novo modelo de trabalho híbrido-digital é o portal MedZone, que oferece aos profissionais de saúde uma série de conteúdos que buscam aprimorar o relacionamento com os pacientes no mundo digital. Com mais de 21 mil páginas visitadas (pageviews) desde o seu lançamento, em julho, o MedZone contabiliza o cadastro de mais de 2 mil profissionais entre médicos, farmacêuticos e odontologistas. A proposta do portal é entender cada um dos seus clientes - profissionais de saúde, pontos de venda e consumidores - para personalizar esse contato e, assim, estreitar o relacionamento.

O portal disponibiliza informações sobre a prática médica digital, incluindo conteúdo atualizado sobre medicina e o uso das ferramentas digitais para auxiliar o dia a dia da prática clínica, tais como telemedicina e prontuário eletrônico. Possui, ainda, uma área de soluções digitais, com informações sobre o uso de mídias digitais e redes sociais, além de orientações sobre como estas podem auxiliar o atendimento e a comunicação com os pacientes. Há ainda materiais de educação médica continuada com aulas gravadas, webinars, estudos científicos e podcasts, além de informações completas sobre as linhas terapêuticas e os produtos Zambon.

 

Lançamentos

Além do investimento em transformação digital e adoção de um novo modelo operacional, o resultado da Zambon também foi impulsionado por lançamentos em alguns segmentos que serão foco ao longo de 2022. Além de novidades na área respiratória, a Zambon trouxe ao Brasil a mais recente e avançada terapia para o tratamento de Parkinson, que tem como principal componente o ativo Mesilato de Safinamida - um inibidor de MaoB (monoamina oxidase) com duplo mecanismo de ação: dopaminérgico e glutamatérgico. Estudos de longo prazo demonstram que a combinação de safinamida com o levodopa melhoram significativamente o humor e as funções motoras, aumentando o tempo on do paciente, que se mantém muito mais ativo e funcional com a terapia”1-5.

A família Reform, uma linha completa para a saúde osteomuscular, amplia o portfólio de saúde e bem-estar da Zambon. Com tecnologia avançada que proporciona melhor absorção pelo organismo6-8, a linha Reform é composta por três produtos com diferentes dosagens e substâncias que auxiliam na formação e manutenção de ossos, no funcionamento muscular e não interfere no hábito intestinal, contribuindo para a melhor adesão a suplementação. O objetivo é oferecer um envelhecimento ativo e saudável, bem como auxiliar na manutenção da densidade óssea e muscular.

Para contribuir com o sério problema de deficiência de Ferro no Brasil , a farmacêutica reforçou sua linha Fisiogen®9. São dois novos produtos com a tecnologia Sucrossomal® exclusiva que garante maior absorção e biodisponibilidade no organismo. A linha Fisiogen® conta com opções para suplementação de ferro para crianças, adolescentes e adultos - Fisiogen Ferro Forte®10 e Fisiogen Ferro Kids®11.

“Nossa expectativa para este ano é manter o ritmo de crescimento, ampliar as iniciativas digitais e lançar dois novos produtos na linha de dor. Também investiremos em uma pesquisa no Brasil para demonstrar cientificamente como a N-Acetilcisteína pode ser um importante adjuvante na prevenção das complicações causadas pela Covid-19”, além de avançar globalmente no segmento Specialty Care com dois importantes lançamentos em Doenças Raras para 2023”, complementa Rogério Frabetti.

 

 

Referências:

Bula do produto Xadago®

Schapira AH, Fox SH, Hauser RA, Assessment of safety and efficacy of safinamide as a levodopa adjunct in patients with Parkinson disease and motor fluctuations: A randomized clinical trial. JAMA Neurol. 2017;74(2):216-24.

Borgohain R, Szasz J, Stanzione P, Two-year, randomized, controlled study of safinamide as add-on to levodopa in mid to late Parkinson’s disease, Mov Disord, 2014;29:1273-80.

Cattaneo C, Müller T, Bonizzoni E, Long-Term Effects of Safinamide on Mood Fluctuations in Parkinson's Disease. J Parkinsons Dis 2017; 7(4): 629-634.

Kulisevsky J. Safinamide – A Unique Treatment Targeting Both Dopaminergic and Non- Dopaminergic Systems. Eur Neurol Rev. 2016;11(2):101–53.

Dawson-Hughes B, Dallal GE, Krall EA, Sadowski L, Sahyoun N, Tannenbaum S. A controlled trial of the effect of calcium supplementation on bone density in postmenopausal women. N Engl J Med. 1990 Sep 27;323(13):878-83.

Smith KT, Heaney RP, Flora L, Hinders SM. Calcium absorption from a new calcium delivery system (CCM). Calcif Tissue Int. 1987 Dec;41(6):351-2. PubMed PMID: 3124946.

 Recker RR, Bammi A, Barger-Lux MJ, Heaney RP. Calcium absorbability from milk products,    an imitation milk, and calcium carbonate. Am J Clin Nutr. 1988 Jan;47(1):93-5. PubMed PMID: 3337043.