- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Anvisa
Importação de produtos à base de cannabis cresce mais de 60% em dois anos
Desde que a regulamentação de produtos à base de maconha foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de 2019, aumentou o número de empresas interessadas nesse nicho do setor farmacêutico. Desde então, já foram aprovados outros produtos à base de cannabis para fabricação medicinal, o que favoreceu a importação desses itens no Brasil.
A Broker Comex, empresa especializada em assessoria aduaneira já registrou aumento de 60% na procura pelos serviços voltados à importação de cannabis medicinal, nos últimos dois anos. “Como trabalhamos com todo o processo de importação, desde o levantamento de documentação até a logística do produto importado, passando pelas aprovações dos órgãos envolvidos, muitas empresas nos procuraram para começar a investir neste segmento”, explica o Diretor Operacional Vicente Santos Jr.
Com atuação neste tipo de serviço desde 2017, a Broker Comex foi uma das primeiras assessorias aduaneiras a importar Rasurado de Cannabis Sativa L. “Na época, este produto medicinal foi utilizado para o tratamento de crianças com epilepsia e nosso cliente importador teve um grande destaque na imprensa nacional mostrando que os estudos para a fabricação do produto seriam realizados pela Unicamp”, lembra Santos Jr.
Segundo o executivo, ainda há muita demanda no Brasil, principalmente porque a Anvisa tem acatado os resultados dos estudos apresentados pelos laboratórios e aprovado com maior rapidez a liberação dos produtos.
Para os próximos anos, a expectativa é de que o mercado cresça ainda mais. “Os investimentos na importação de produtos à base de cannabis vem aumentando ano a ano. Temos o caso de um cliente que recebeu um aporte milionário para aumentar a distribuição dos produtos deste setor, então estamos bastante otimistas”, afirma o Diretor Operacional da Broker Comex.
Confira abaixo a lista dos 15 produtos aprovados pela Anvisa nessa categoria, até o momento, conforme dispõe a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019. Ressalta-se que, desses quinze produtos, cinco são à base de extratos de Cannabis sativa e dez do fitofármaco canabidiol:
- Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml);
- Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/ml; 50 mg/ml e 200 mg/ml);
- Canabidiol NuNature (17,18 mg/ml);
- Canabidiol NuNature (34,36 mg/ml);
- Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/ml);
- Canabidiol Verdemed (50 mg/ml);
- Canabidiol Belcher (150 mg/ml);
- Canabidiol Aura Pharma (50 mg/ml);
- Canabidiol Greencare (23,75 mg/ml);
- Canabidiol Verdemed (23,75 mg/ml);
- Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/ml);
- Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/ml);
- Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/mL);
- Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/ml); e
- Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/ml).
Fonte: Anvisa