- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
CEO da Abrafarma é novo acionista e conselheiro de venture que investe em startups de biotecnologia
CEO da Abrafarma é novo acionista e conselheiro de venture que possui investe em startup que está desenvolvendo medicamento inovador para tratamento do câncer de mama
Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), é agora acionista e conselheiro da MKM Biotech, empresa de investimentos em 2023 que tem em seu portfólio a startup PHP Biotech, que está desenvolvendo um medicamento inovador para o tratamento do câncer de mama triplo negativo, o mais agressivo desse tipo de câncer. O medicamento é uma esperança para as mulheres que lutam contra este tipo de câncer de mama, que ainda não possui um tratamento específico e é considerado um dos tipos mais agressivos da doença
O valor do aporte de Barreto não foi revelado, mas a MKM já possui quatro ativos em seu portfólio, avaliados em mais de R$ 90 milhões. Além da PHP Biotech, também são investidas as startups Remederi, de cannabis medicinal, a Amyi, de perfumaria premium, e a Aljava Biotech, de oncologia personalizada.
A MKM é controlada por um grupo de conselheiros que detêm mais de 50% das ações, incluindo Kleber Miranda, CEO da Molkom, Moacyr Bighetti, CEO da Kaivo Biotech, e Henrique Abreu, CEO da OWL Consultoria. Até o final do ano, mais seis empresas devem ser selecionadas para o programa de aceleração da MKM.
Barreto, que está na Abrafarma desde 2000, é considerado hoje um dos executivos mais influente do varejo farmacêutico brasileiro.