- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Blau farmacêutica alcança receita líquida recorde de 465 milhões no segundo trimestre de 2024
Execução consistente reforça confiança nos investimentos, balanceando curto e longo prazo
Cotia, 6 de agosto de 2024 - A Blau Farmacêutica, indústria farmacêutica brasileira pioneira em biotecnologia no país e com posição de liderança no Segmento Institucional, anuncia seus resultados consolidados para o 2T24. Com consistência na execução mesmo em cenário macro volátil, a Companhia atingiu recorde de Receita Líquida de BRL 465 milhões, substancialmente acima do recorde anterior realizado no 4T23, de BRL 387 milhões (crescimento de 28% em relação ao 2T23). No Segmento Hospitalar, a Blau manteve a liderança e obteve crescimento de 23% da Receita no 2T24 em comparação ao 2T23, além de aumento de 62% no mesmo período do Segmento Varejo+Estética+Plasma, impulsionado pela gestão dedicada das respectivas Business Unit (BU).
“Atribuímos essa performance a um mercado resiliente e, principalmente, por três iniciativas micro que foram implementadas no ano passado, durante um período mais desafiador no contexto macroeconômico e setorial: novo modelo comercial dividido em BUs; investimentos em aumento sincronizado de capacidade e portfólio; e revisão de estrutura, contratos e processos para aumentar eficiência produtiva e administrativa. Além disso, para continuar pavimentando o crescimento futuro da Blau, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) foram de aproximadamente BRL 150 milhões nos últimos 12 meses, ou 9,4% Receita”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
Enquanto os resultados de 2024 são impactados positivamente por investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), aquisição do Bergamo e maturação da planta de especialidades P210, os lançamentos aumentam o Mercado Endereçável Total (TAM) e incrementam a Receita da Companhia. “A aquisição do Bergamo agrega muito ao disponibilizar a capacidade necessária no curto prazo e ainda complementar nosso portfólio, pois nos permite produzir sem impactar os produtos maduros. Outro ponto importante é a maturação gradual da planta de especialidades P210, que vem resultando em aumento de volume e redução do custo de produção unitário”, destaca Hahn.
Pelo 3º trimestre consecutivo, a Margem Bruta evoluiu devido ao aprimoramento da estrutura, contratos e processos, que acelerou para +320bps no 2T24 comparado ao trimestre imediatamente anterior (1T24), após uma expansão de +230bps no 1T24 vs. 4T23 e +30bps no 4T23 vs. 3T23. Os efeitos dessas iniciativas ficaram mais visíveis no resultado por causa do sucesso no giro de estoque, com a 5ª redução trimestral seguida, chegando a 179 dias, nível considerado adequado dentro de uma cadeia de suprimento normalizada, para ter um bom balanceamento entre disponibilidade de produto e eficiência financeira. Já o Lucro Bruto segue trajetória de crescimento sequencial e avança 42% vs. 1T24, para BRL 170 milhões, enquanto o Lucro Líquido Recorrente cresce 23% sequencialmente e atinge BRL 52 milhões, com Margem Líquida de 11,2%.
“Apesar de um nível acima do normal de PDD sugerir um mercado difícil, na verdade a demanda por medicamentos está aquecida. A persistência de um cenário de juros altos e crédito limitado cria dificuldades principalmente na parte intermediária da cadeia, e a Blau é resiliente devido ao forte balanço e alta pulverização de clientes na Receita. O cenário está volátil, mas parece ser mais um problema micro de alguns clientes do que um problema setorial. A Blau implementou ferramentas de monitoramento de clientes, e está negociando com todos os devedores para encontrar soluções satisfatórias, no melhor interesse de seus stakeholders. A demanda por medicamentos está aquecida, com desempenho forte tanto no sell-in quanto no sell-out do Segmento Hospitalar, com fundamentos atrativos de envelhecimento da população, crescimento do número de leitos nos hospitais, queda de patentes de produtos relevantes, ampliação do acesso e crescente indicação da comunidade médica”, ressalta o CEO da Blau, que obteve um EBITDA Recorrente com crescimento de 41% sequencialmente para BRL 91 milhões, com margem de 19,6% (+160bps vs. 1T24).
A diversificação geográfica é pilar do planejamento estratégico da Companhia para potencializar crescimento e mitigar riscos, com entrada em novos mercados, aumento de Receita em moeda forte, maior controle da cadeia produtiva e redução de exposição cambial. Segundo Hahn, os destaques são: atuação da Prothya em toda a cadeia de plasma na Europa e tem potencial de entrar no mercado americano com ajuda da Hemarus; Blau Pernambuco (P1000), complexo industrial que será construído em fases para que a capacidade produtiva cresça alinhada com o aumento de TAM, com produção de novas classes de medicamentos e uso de incentivos fiscais, para suportar crescimento do mercado interno e das exportações; e os Anticorpos Monoclonais, medicamentos de referência no tratamento oncológico, com alto valor agregado e que serão lançados após queda de suas respectivas patentes, com potencial de venda em todo o mundo.
“Os projetos são transformacionais e seguem evoluindo conforme cronograma e priorizações da Companhia, sempre gerenciando o risco-retorno de curto e longo prazo”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
A Blau é uma indústria farmacêutica brasileira pioneira em biotecnologia no país e com posição de liderança no Segmento Hospitalar, com portfólio de marcas próprias. É focada em desenvolver e comercializar medicamentos de alta complexidade, em especial biológicos, com atuação nas principais classes terapêuticas do mercado como: imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia e infectologia.
A Blau possui produção em alta escala, distribuída em 5 plantas no Brasil, para venda no mercado local e internacional. Atualmente está presente comercialmente em 7 países da América Latina (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai), além de contar com uma operação de coleta de plasma nos Estados Unidos (Hemarus) e investir em uma das 10 maiores fracionadoras e comercializadoras de produtos derivados do plasma do mundo, a Prothya, com atuação principalmente na Europa.
O Core Business da Companhia é o Segmento Institucional, que atende o canal hospitalar e é representado pela Unidade de Negócio (BU) Onco-Hemato & Especialidades. A Companhia também possui outras avenidas de crescimento, que estão agrupadas no Segmento Não Institucional, composto pelas BUs de Farma/Varejo, Estética e Hemarus.
Segmento Hospitalar (85% da Receita Líquida)
Onco-Hemato e Especialidades
A Onco-Hemato consolida os medicamentos destinados ao tratamento do câncer e de doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos. Já a parte de Especialidades, é composta por medicamentos que são utilizados no dia a dia do hospital, na maioria dos tratamentos especializados de doenças infecciosas e tratamentos especiais. Engloba produtos como antibióticos, relaxantes musculares, analgésicos, anestésicos, entre outros.
Segmento Varejo+Estética+Plasma (15% da Receita Líquida)
Farma/OTC
São medicamentos e produtos comercializados no canal de varejo, para diversos tipos de indicações, em especial para doenças crônicas como artrite reumatoide e anemia, bem como oncológicos, ginecológicos, anticoagulantes, gastroenterologia, infectologia, géis, linha completa de preservativos masculinos, entre outros. Disponibilizamos uma ampla gama de medicamentos vendidos nas farmácias tanto sob prescrição médica quanto isentos de prescrição.
Blau Aesthetics
São soluções inovadoras para procedimentos estéticos, em que atuamos com um dos melhores portfólios para tratamentos estéticos minimamente invasivos, para atender as necessidades dos profissionais da saúde especialistas em procedimentos estéticos.
Hemarus
Desde junho de 2021, a Blau tem operado na coleta de plasma sob a bandeira Hemarus, estabelecendo uma rede de centros nos Estados Unidos. A coleta e a comercialização do plasma ocorrem em instalações modernas, em conformidade com os padrões estabelecidos pela US Food and Drug Administration (FDA), garantindo segurança e qualidade. A doação de plasma é remunerada e os doadores precisam atender a critérios específicos para serem elegíveis. Cada doação passa por rigorosos testes laboratoriais antes de ser liberada para uso na indústria farmacêutica.