- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
EMS lança Mercado Farma, e-commerce destinado às farmácias brasileiras, que deve movimentar mais de R$ 1 bilhão anuais
Com uso de inteligência artificial, plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza preços aos farmacêuticos.
A farmacêutica EMS, pertencente ao Grupo NC, lança oficialmente o Mercado Farma, plataforma de e-commerce voltada a melhorar a experiência de compra de medicamentos para as farmácias independentes e associativistas. Na prática, a farmácia economiza tempo e dinheiro com maior eficiência operacional. O portal www.mercadofarma.com.br oferece acesso, em primeira mão, a lançamentos e melhores ofertas de todas as marcas do Grupo NC e está integrado com os maiores distribuidores do setor. Permite ao farmacêutico visualizar os estoques e preços de todos os distribuidores em tempo real, maior agilidade na entrega dos produtos e ajuda na redução do impacto da ruptura de estoque nas vendas da farmácia.
De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, o Mercado Farma deve representar 10% do faturamento do Grupo NC até o final de 2024, atualmente na casa dos R$ 11 bilhões (IQVIA, PPP). “O Mercado Farma reforça nosso propósito de trazer mais eficiência ao setor farmacêutico, beneficiando não somente nossos clientes e parceiros, mas principalmente a saúde da população brasileira, ao evitar interrupções dos tratamentos médicos por falta de medicamentos.”, explica Sanchez.
A empresa levou dois ano no desenvolvimento da plataforma e investiu R$ 30 milhões nesta fase inicial, porém, outros R$ 30 milhões ainda serão destinados ao e-commerce. Todas as oito marcas do Grupo NC - EMS, Germed, Legrand, Ofta, U.SK., Nova Química, Brace Pharma e Multilab - estão inseridas na plataforma Mercado Farma.
Entenda melhor o Mercado Farma
O Mercado Farma é uma plataforma de compra para farmácias, que aplica inteligência artificial para oferecer as melhores ofertas e mix ao farmacêutico. Conforme a maior frequência de uso, os donos de farmácias têm acesso a uma jornada personalizada, com promoções exclusivas, otimização do seu estoque e preços mais acessíveis ao consumidor.
De acordo com Diego Neufert, CTO do Grupo NC, o sistema conta com tecnologia de ponta e permite comprar diretamente da distribuidora, sete dias por semana, 24 horas por dia. “A ferramenta é um e-commerce B2B que conta com inteligência artificial para otimizar os processos da cadeia farmacêutica e a jornada de compra da farmácia”, afirma. Segundo ele, o sistema tornará as visitas de representantes comerciais ainda mais estratégicas e consultivas.
O executivo acrescenta, ainda, que a ferramenta concentra mais de 1.8 mil medicamentos diferentes. “Cerca de 45% das vendas de medicamentos genéricos de todo o Grupo NC serão transacionadas por meio da plataforma até o final de 2024.”, acrescenta.