PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Mercado Farmacêutico
By Fábio Reis
Fábio Reis
10.Set

Vale Verde completa 50 anos

vale verde rede farmacia

Rubens Augusto faz balanço das cinco décadas da Rede de Farmácias Vale Verde.

 

 

A Rede Vale Verde, maior grupo do segmento farmacêutico do interior do Paraná completa 50 anos de atividade neste ano de 2024. O empresário Rubens Augusto, fundador da rede, comenta que o segmento ganhou mais espaço e que se fosse começar de novo, faria tudo do mesmo jeito. "Se foi difícil, eu não sabia. Se eu tivesse uma ou mil lojas, faria tudo igual", diz ele.

Com aproximadamente 30 unidades em Londrina e cidades da região, a Vale Verde está se preparando para uma nova etapa de ampliação com novas unidades. "Estamos organizando aberturas e fechamentos de lojas visando exclusivamente o melhor atendimento. Estamos promovendo reformas e buscando pontos estratégicos para garantir comodidade aos nossos clientes. Acompanho as operações de perto, visito as lojas, e percebo que o cliente gosta disso, vem conversar, e muitos relembram que foram atendidos por mim."

 

O começo em 1974

Para que o filho pudesse aprender uma profissão, a mãe do empresário Rubens Augusto, arrumou emprego em uma farmácia na cidade onde viviam, Bela Vista do Paraíso. "Eu tinha apenas 12 anos, mas minha mãe queria que eu aprendesse uma profissão. Hoje eu agradeço o gesto dela, porque quando mudamos para Londrina, logo arrumei trabalho", relembra.

Após rico aprendizado no balcão de atendimento, Rubens Augusto tinha vinte anos quando, movido pelo desafio de empreender, abriu seu próprio negócio, a Farmácia Augusto em 1974, na Vila Casoni. "Naquele tempo, as pessoas mais necessitadas não tinham acesso à saúde, era tudo muito difícil. A farmácia era a alternativa para muitos, e vendo isso, ficou muito claro que as pessoas tinham que ser cuidadas, algo que se tornou-se um dos principais valores de nossa empresa."

Quando abriu a segunda loja em 1985, na esquina da Rua Sergipe com a Avenida Juscelino Kubitschek, o proprietário entendeu que era necessário um nome mais atrativo, e como a região era conhecida como Vale Verde, teve a ideia de utilizar o nome da localidade. "Achei que precisava de outro nome e a Vale Verde vingou".

Além de um projeto arquitetônico inovador, com a estrutura da fachada feita em concreto, a Farmácia Vale Verde trouxe outras novidades como o autosserviço, dispondo os produtos em gôndolas para o próprio cliente escolher e uma grande variedade de mercadorias adquiridas direto das grandes distribuidoras.

Outra inovação da Vale Verde foi a informatizar o controle de estoque de medicamentos. "Foi um dos primeiros programas voltado para farmácias que, além do estoque, fazia a integração entre as lojas. Uma ideia inspirada nas locadora de vídeos, com resultado excelente e que fomos precursores."

 

Farmácia de manipulação

Em 1987, a Vale Verde amplia o negócio para a área de manipulação e fabricação de produtos exclusivos. Alguns se tornaram sucesso de vendas, como o Shampoo Flora Selenium Anticaspa, o Shampoo e Condicionador Flora Jaborandi Antiqueda, além do gel de massagem corporal Dr. Flora. Com a aquisição de uma antiga fábrica na zona norte, fundaram a V.V. Cosméticos, que se tornaria a Flora Cosmética. A linha de produtos é a mais diversificada possível: Corpo, Cabelo, Higiene Íntima, linhas Anticaspa e Antiqueda, Masculina, Maquiagem e Selenium. São mais de 200 produtos, sendo 140 da marca própria e outros 60 produtos para clientes terceirizados.

 

Na pandemia

Quando a crise sanitária provocada pela Covid-19 se alastrou, a Rede Vale Verde utilizou estrutura e a filosofia de cuidado com os pacientes, e inovou mais uma vez. Foi a primeira rede a fazer os testes rápidos, e a primeira rede de farmácias de Londrina a comercializar medicamentos e produtos por meio do iFood. Também foi pioneiro do atendimento via Drive-Thru quando era necessário manter o distanciamento entre as pessoas, e garantiu a chegada de atendimentos e medicamentos com o serviço do Farma-móvel, unidade móvel com farmacêutico para atendimento em domicílio, iniciativa premiada no Top de Marketing ADVB/PR – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná em 2020.

 

Família e negócios

Desde a primeira loja fundada em 1974, o empresário trabalha ao lado da esposa Miriam e há alguns anos, os filhos se aproximaram dos negócios. "Ter os filhos na empresa é algo muito gratificante. Nunca pensei que isso aconteceria, mas todos eles quiseram trabalhar na empresa. Isso representa continuidade, o sonho de todo empreendedor."

 

Vale Verde Run

Para celebrar as cinco décadas de trajetória da Vale Verde, a rede promove no dia 15 de dezembro, a Vale Verde Run, um marco comemorativo da empresa e um presente para a cidade de Londrina. Juntamente com a corrida, que terá entrega de kits com muitos brindes, está prevista uma programação no Aterro do Igapó, com shows e diversas atrações para toda a família.

 

 

Artigo anterior: Tempo seco: explosão na venda de medicamentos respiratórios; aumento já atinge 50% comparado ao mesmo período de 2023 Tempo seco: explosão na venda de medicamentos respiratórios; aumento já atinge 50% comparado ao mesmo período de 2023 Próximo artigo: Nova onda de calor no Brasil eleva riscos para o armazenamento e transporte de produtos termossensíveis, como medicamentos Nova onda de calor no Brasil eleva riscos para o armazenamento e transporte de produtos termossensíveis, como medicamentos

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos