- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Rede de farmácias Poupaqui inaugura Centro de Distribuição e prevê crescimento de 20%
A rede de farmácias Poupaqui deu um passo significativo em seu plano de expansão ao inaugurar seu primeiro Centro de Distribuição (CD), na cidade de São José do Rio Preto. Com uma área de 300 metros quadrados e capacidade para armazenar até 3000 metros cúbicos de produtos, o novo CD promete otimizar a operação da rede, tornando-a mais competitiva no mercado. Segundo o CEO da Poupaqui, Sérgio Otaviano, a nova infraestrutura permitirá uma melhor negociação com a indústria, beneficiando tanto os franqueados quanto o consumidor final.
“Fizemos um investimento alto, de R$ 2 milhões, englobando o espaço e o estoque, com o objetivo de fortalecer nossa presença comercial e viabilizar mais parcerias de trade marketing e promoções em pontos de venda”, afirmou Sérgio. Ele destacou que, com a operação do armazém, a empresa espera aumentar sua participação no mercado em 20% no período de um ano.
A logística de distribuição dos produtos será realizada por empresas terceirizadas, garantindo a cobertura em todo o território nacional. Para a operação do CD, a Poupaqui contratou uma equipe especializada, incluindo um farmacêutico responsável, assegurando a conformidade com todas as exigências da Anvisa. “Estamos totalmente aptos para operar e fazer a rede crescer ainda mais”, garantiu o CEO.
Inicialmente, o CD armazenará 10% do mix de produtos da rede, com a meta de aumentar esse percentual para 30% até o final de agosto de 2025. Além dos medicamentos, a Poupaqui planeja expandir o estoque de produtos de marca própria, bem como itens de beleza e higiene. A previsão é de que o galpão esteja totalmente utilizado até meados de 2025.
Crescimento da Marca
Atualmente, a rede Poupaqui conta com 90 unidades, com um foco de expansão nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. A meta é fechar o ano com cerca de 150 lojas. No primeiro semestre de 2024, a Poupaqui registrou um crescimento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com a inauguração de sete novas unidades e a assinatura de 11 contratos.
Em 2023, o faturamento da rede alcançou R$ 22 milhões, representando um crescimento de 18% em relação a 2022. Para 2024, os sócios esperam que o faturamento chegue a R$ 30 milhões, com a expectativa de alcançar as 150 unidades projetadas.
Sobre o Negócio
Fundada em 2013 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Poupaqui iniciou sua expansão em 2016, com a venda da primeira licença. O grande diferencial da rede, segundo o CEO Sérgio Otaviano, é o baixo investimento inicial em comparação às farmácias tradicionais, aliado à necessidade reduzida de funcionários e à flexibilidade operacional.
Uma unidade da Poupaqui exige um investimento a partir de R$ 250 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 160 mil e uma lucratividade que pode chegar a 12%. As lojas, compactas e com preços populares, ocupam uma área média de 40 m² e podem ser instaladas em cidades com a partir de 10 mil habitantes. O público-alvo da rede inclui consumidores de medicamentos de uso contínuo, principalmente na faixa etária de 50+ e das classes sociais B, C e D.