- Detalhes
- Categoria: Mercado Farmacêutico
- By Fábio Reis
Atendimento às normas da agência reguladora norte-americana abre portas para atender à indústria farmacêutica com equipamentos que reforçam a segurança e transparência exigida a esse setor.
A Selgron, empresa catarinense especializada em soluções para automação industrial, com foco na fase final de produção, passa a atender também a normativas da Food and Drug Administration (FDA), o que credencia sua entrada em novos mercados. Esse reconhecimento atesta que os equipamentos desenvolvidos por ela, para a padronização e melhora da qualidade das operações industriais, estão em conformidade com as rigorosas normas da agência norte-americana, o que é essencial para atender às demandas da indústria farmacêutica, entre outras.
A FDA é o órgão regulador dos Estados Unidos - similar à Anvisa -, responsável por garantir a segurança e eficácia de produtos como alimentos, medicamentos e cosméticos. O primeiro equipamento da Selgron que recebeu destaque por atender às normativas da FDA foi uma empacotadora, desenvolvida especificamente para atender às exigências do setor farmacêutico.
No que diz respeito às embalagens de medicamentos, a FDA exige rígidos padrões de segurança para a garantia da integridade, rastreabilidade e segurança dos dados armazenados. Com a tecnologia da Selgron, todo o processo operacional é completamente rastreável e auditável, permitindo identificar qual operador realizou cada etapa, em que horário, e em qual equipamento, por exemplo. Esse nível de detalhamento assegura total transparência e segurança em todas as fases da operação, do início ao fim.
“Atendendo a normativas impostas pela FDA, nos colocamos como uma opção nacional e confiável para soluções em automação de processos para empresas farmacêuticas que precisam estar em acordo com as normas estabelecidas pelo órgão norte-americano. Essa conquista é resultado da contínua busca da Selgron em oferecer soluções inovadoras, abrangentes e seguras, que fomentem o crescimento da indústria em geral. Ao longo de três décadas já nos consolidamos em muitos mercados e, agora, atendendo às exigências de um setor tão criterioso quanto o farmacêutico, também queremos aos poucos expandir nosso alcance dentro desse novo espaço", destaca Eduardo Arndt, gerente de engenharia de desenvolvimento da Selgron.
Com isso, a empresa que tem sede em Blumenau (SC), e atende todo o mercado brasilero, além de mais de 45 países, está habilitada não apenas para fornecer essa solução específica para o setor farmacêutico, mas também qualquer equipamento que inclua automação via Controlador Lógico Programável (CLP), como suas empacotadoras, encaixotadoras, encartuchadoras, controladores de peso e sistemas de paletização robotizada, por exemplo.
Além de viabilizar a entrada no segmento farmacêutico, estar de acordo com as normativas da FDA agrega valor a todas as linhas de equipamentos da Selgron. Clientes de outros setores também passam a ter acesso a soluções que atendem às mesmas exigências de segurança e qualidade.