PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Saúde
By Fábio Reis
Fábio Reis
01.Jan

Vacina fracionada contra febre amarela será distribuída em São Paulo

vacina febre amarela

BRASÍLIA - A vacina fracionada de febre amarela deverá ter um selo diferenciado. Ele é necessário para que no futuro seja definido o período em que a pessoa deva receber uma dose de reforço. Feita com um décimo do conteúdo da vacina integral, a fracionada oferece o mesmo grau de proteção. A diferença, no entanto, é a duração dessa proteção. A estimativa é de que com a vacina fracionada pessoas fiquem protegidas contra o vírus da febre amarela durante nove anos. A vacina integral, por sua vez, oferece proteção pela vida toda. Pessoas que receberam a vacina integral não precisam de reforço.

Quando a vacina fracionada começou a ser usada, em Angola, a estimativa era a de que ela oferecesse proteção contra a doença por um ano. Estudos apresentados no ano passado na Comissão de Imunização, no entanto, mostraram que pessoas que receberam doses fracionadas de vacina contra febre amarela produzidas por Biomanguinhos mantiveram-se protegidas até nove anos depois da aplicação. “Pode ser que esse tempo seja até maior. Novos acompanhamentos desses grupos vão dizer”, afirmou semana passada ao Estado o Coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, Marcos Boulos. Uma das possíveis explicações para isso é que a vacina de Biomanguinhos apresenta uma concentração de imunogênico bem maior do que o considerado necessário.

A ideia do Ministério da Saúde é acompanhar o grupo que, a partir de fevereiro, começar a receber vacinas fracionadas. Uma das estratégias sugeridas é verificar se há redução de efeitos colaterais provocados pela vacina nessa população. Feita com vírus da Febre Amarela atenuada, a vacina contra a doença pode provocar efeitos colaterais graves. Justamente por isso, ela é contraindicada para determinados grupos, como pessoas com imunidade reduzida provocada por doenças ou medicamentos.

 

Fonte: Estadão

Artigo anterior: Febre amarela: vacina terá dose fracionada em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia Febre amarela: vacina terá dose fracionada em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia Próximo artigo: Estudo mundial testa novo anticorpo para prevenção ao HIV Estudo mundial testa novo anticorpo para prevenção ao HIV

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos