- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By fabio
Atividades Físicas previnem o câncer de mama e de cólon
Um programa semanal de 2 horas e 30 minutos de atividades físicas moderadas podem reduzir risco de câncer de mama ou de cólon, de acordo com as novas recomendações globais sobre atividade física que a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou.
"A atividade física desempenha um papel importante na redução da incidência de certos tipos de câncer", disse Ala Alwan, Diretor-Geral Adjunto de Doenças Não Transmissíveis da OMS. "A inatividade física está classifica em quarto lugar como fator de risco que pode levar a morte a nível mundial, 31% da população mundial não realiza nenhuma atividade física."
Em 2008, quase 460 mil mulheres morreram de câncer de mama, enquanto cerca de 610 mil homens e mulheres morreram de câncer colorretal.
Recomendações de atividade física
Sob as novas recomendações, a partir dos 18 anos deve-se fazer um mínimo de 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas moderadas que podem reduzir o risco de doenças não transmissíveis, incluindo câncer de mama e de cólon, diabetes e doenças cardíacas. Entre 5 e 17 anos, um mínimo de 60 minutos de atividades físicas de intensidade moderada protege a saúde dos jovens e, por sua vez, reduzem o risco dessas doenças.
O aumento da inatividade
A inatividade física é crescente em muitos países, impactando significativamente sobre esses tipos de câncer, assim como em outras doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes. A inatividade física está associada com o seguinte:
- 3,2 milhões de mortes por ano, dos quais 2,6 milhões países de renda baixa e média-
- mais de 670 mil mortes prematuras (pessoas com 60 anos);
- 30% de diabetes e doença isquêmica do coração.
Outros fatores que contribuem para o câncer
A comunidade internacional deve também prestar atenção à investigação de outros fatores que contribuem para o câncer. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), a OMS agência especializada em câncer, conduz estudos sobre fatores de risco de câncer.
O professor Chris Wild, diretor da IARC, disse: "A inatividade física é um fator de risco para doenças não-transmissíveis, mas é mutável e, portanto, pode ser de grande importância para a saúde pública. Alterar o nível de atividade física representa um desafio a nível pessoal ".
Nota sobre o Câncer
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, atrás da doença cardíaca. Tem amplo conhecimento sobre as causas do cancro e intervenções para prevenir e tratar. Você pode reduzir e controlar o câncer através da implementação de estratégias baseadas em evidências destinadas a prevenir e detectar câncer precoce e tratamento de pacientes com câncer.
Entre os fatores de risco incluem o seguinte:
- consumo de rapé;
- infecções crônicas por vírus como a hepatite B (câncer de fígado) e vírus do papiloma humano, HPV (câncer do colo do útero);
- sobrepeso ou obesidade;
- radiação;
- fatores dietéticos;
- inatividade física;
- uso nocivo do álcool;
- algumas exposições no local de trabalho;
- vários produtos químicos ambientais.
Outras estratégias relacionadas:
Outras estratégias de prevenção incluem a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da hepatite B (HBV), que são as principais causas de câncer do colo uterino e câncer de fígado, respectivamente, controle de riscos no local de trabalho e do ambiente, e evitar a exposição excessiva ao sol.
Fonte: OMS Espanha