eurofarma laboratorio

Lactare e Protecting Brains & Saving Futures realizam doação para o Hospital e Maternidade de Interlagos. Equipamento avalia as funções cerebrais em bebês prematuros.

 

 

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil, em parceria com a empresa Protegendo Cérebros, Salvando Futuros (PBSF, do inglês Protecting Brains & Saving Futures), realizou a doação de equipamento que avalia as funções cerebrais em bebês prematuros para o Hospital e Maternidade de Interlagos.

A tecnologia utiliza-se de inteligência que permite realizar uma avaliação neurológica em tempo real, detectando possíveis alterações e facilitando o diagnóstico precoce nos recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, permitindo agilidade no tratamento e prevenindo sequelas neurológicas em bebês de alto risco. O sistema é monitorado remotamente por meio da Central de Vigilância e Inteligência (CVI), e oferece assistência altamente especializada a centros hospitalares por meio de ensino, treinamento, discussão de casos clínicos, implantação de hipotermia terapêutica a bebês com asfixia perinatal e monitoramento cerebral contínuo, 24 horas por dia, com uso de metodologias como o Eletroencefalograma de Amplitude Integrada associada à Leitura de EEG bruto e também o Near Infrared Spectroscopy (NIRS).

A parceria foi formalizada em setembro, em uma reunião entre Maira Billi, idealizadora do Lactare, Gabriel Variane, neonatologista e fundador da empresa PBSF e Rita Calabresi, ginecologista e diretora do Hospital e Maternidade de Interlagos.

O hospital é parceiro do Lactare desde junho deste ano. Todo o leite materno excedente coletado pela instituição é doado ao Lactare para pasteurização e encaminhamento aos hospitais públicos de Itapevi, Cotia e Carapicuíba.

O projeto "Protecting Brains & Saving Futures – PBSF" foi um dos finalistas do Prêmio Euro Inovação na Saúde, premiação focada em projetos inovadores para este setor com forte impacto social no país, patrocinado com exclusividade pela Eurofarma.

 

Sobre o Lactare

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma, é o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil. Criado em agosto de 2019, o projeto é vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite e tem como principal objetivo reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Desde seu início, com o apoio de 363 mães doadoras, arrecadou e doou mais de 1.800 litros de leite humano, ajudando a salvar a vida de aproximadamente 860 bebês recém-nascidos internados nas UTIs neonatais dos Hospitais Públicos de Itapevi, Carapicuíba e Cotia.