- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Espaço mieloma múltiplo mostra a perspectiva de quem tem a doença
Amgen lança campanha com exposição sobre o tema e um espaço gratuito dedicado ao público para ampliar a conscientização sobre o mieloma múltiplo
A cidade de São Paulo (SP) será palco do lançamento “Espaço Mieloma Múltiplo - Mais Próximos Mais Fortes”, dia 11 de maio, quarta-feira, a partir das 15h, no Museu da Casa Brasileira. A iniciativa da Amgen, em parceria com a International Myeloma Foundation, faz parte da campanha Mais Próximos Mais Fortes, movimento de conscientização sobre o mieloma. A exposição itinerante contará com dois dias de atrações especiais na capital paulista e também está programada para acontecer no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF) nos próximos meses.
O espaço traz uma abordagem 360º sobre o mieloma múltiplo, sob a perspectiva de quem tem a doença, mostrando quais são os principais sintomas que comprometem a qualidade de vida do indivíduo e que muitas vezes acabam sendo confundidos com os de outras enfermidades mais conhecidas. O circuito será composto por três ambientes montados nos dias 11 e 12 de maio, no Museu da Casa Brasileira. A primeira atividade terá um ambiente imersivo, em que imagens gigantes serão projetadas em telões e monitores, para que o visitante conheça e entenda, de forma didática, o que é o mieloma, quais são os sinais e sintomas característicos da doença.
A exposição contará ainda com oficinas de mandalas terapêuticas, ministradas por um instrutor a partir de uma abordagem holística e complementar ao mieloma múltiplo, e um espaço para palestras que serão realizadas durante os dois dias da exposição. “O espaço itinerante sobre mieloma múltiplo tem o objetivo de mostrar o impacto desse tipo de câncer de sangue, que muitas vezes apresenta sintomas que são confundidos com doenças mais conhecidas por parte das pessoas. Mais do que entender a doença, a ideia da ação itinerante, que estará em outras capitais e será disseminada nas redes sociais da Amgen e dos demais parceiros do projeto, é alertar sobre a conscientização das pessoas em relação à importância do diagnóstico precoce, a partir dos primeiros sinais e sintomas, e da evolução no tratamento, principalmente com a chegada recente de terapias mais modernas”, explica Alejandro Arancibia, diretor-médico da Amgen.
Sobre o Mieloma Múltiplo (MM)
Estima-se que o mieloma múltiplo atinja quatro a cada cem mil brasileiros, o que representa, aproximadamente, 7.600 novos casos por ano. Já nos Estados Unidos (EUA), são 19 mil diagnósticos registrados no mesmo período1. O mieloma múltiplo (MM) é um tipo de câncer do sangue que afeta o sistema hematológico, resultando em complicações principalmente renais e esqueléticas. A doença acarreta problemas no sangue - anemia, coagulação anormal, imunossupressão e hiperviscosidade, fadiga, infecção e tromboembolismo venoso -, e nos rins, como quadros de proteinúria, hipercalcemia e insuficiência renal2-4, podendo levar à dependência de diálise2-5. São comuns ainda comprometimentos ósseos, como lesões líticas, osteopenia e hipercalcemia (geralmente os ossos mais afetados são a coluna vertebral, a pélvis e a caixa torácica) além de episódios de dor e imobilidade, o que resulta em dor e impacto na mobilidade4. Dados de uma pesquisa recente realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) mostram que, após os primeiros sintomas, 26% dos pacientes levam até um ano para procurar o médico. Também após os primeiros sintomas, 33% e 29% dos pacientes com mieloma múltiplo demoram de seis meses e um ano, respectivamente, para receberem o diagnóstico6.
Sobre a IMF Latin America
Há 18 anos, a IMF Latin America apoia não somente aos brasileiros, mas diversos países da América Latina. Os Seminários IMF para Pacientes e Familiares levam informação de ponta sobre todos os aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento da doença. Mais de 25.000 pacientes já participaram dos seminários promovidos pela instituição no Brasil. Já o IMF Myeloma Master Class® é um evento único voltado aos médicos que tratam o mieloma.
A IMF tem presença ativa nas redes sociais, tem grupos de apoio em vários estados brasileiros, além de contar com um site completo com informações importantes e atualizadas para o paciente e os profissionais da saúde. É possível encontrar manuais informativos sobre o mieloma, opções de tratamento e como viver bem com a doença. A Revisão Concisa da Doença é um manual exclusivo para médicos, elaborado pela IMF americana.
Referências
1.Revista Abrale/ “Pacientes de Mieloma Múltiplo, queremos falar com você”/disponpivel em:https://revista.abrale.org.br/paciente-de-mieloma-multiplo-queremos-falar-com-voce/ Acessado em: 04/05/2022.
- Jakubowiak A. Management Strategies for Relapsed/Refractory Multiple Myeloma: Current Clinical Perspectives. Sem Hematol.
2012;49(3):516-532.
- Durie BGM. Multiple Myeloma – Concise Review of the Disease and Treatment Options. 2018. Disponível em: https://issuu.com/
international-myeloma-foundation/docs/concise-review-en?fr=sOWM1NzQ2MzkwMTY. Acessado em: 13/04/2022.
- Multiple Myeloma Research Foundation. Multiple Myeloma: Disease Overview. 2017. Disponível em: https://www.themmrf.org/wp-content/
uploads/MMRF_Brochure_Disease-Overview_092017.pdf. Acessado em: 13/04/2022.
- Snowden JA, Ahmedzai SH, Ashcroft J, et al. Guidelines for supportive care in multiple myeloma 2011. Br J Haematol. 2011;154:76-103.
- Revista ABRALE. Os desafios do diagnóstico do mieloma múltiplo. Disponível em: https://revista.abrale.org.br/os-desafios-do-mieloma-multiplo/. Acessado em 04/05/2022