- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
ANS incorpora venetoclax para Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) na lista de cobertura obrigatória
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incorpora novo tratamento para Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) na lista de cobertura obrigatória pelos planos de saúde.
Conforme publicação no Diário Oficial da União, de 2 de maio de 221, a ANS passou a incorporar como medicamento de cobertura obrigatória pelos planos de saúde privados, a terapia oral venetoclax (VENCLEXTAR) em combinação com obinutuzumabe para o tratamento em primeira linha de pacientes com LLC - um tipo de leucemia que acomete principalmente adultos com cerca de 65 anos2. A incorporação pela ANS é resultado de um processo de avaliação técnica que se iniciou em novembro de 2021 com submissão da indicação realizada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular (ABHH), sendo a realização da consulta pública a última etapa3, que apresentou parecer favorável à incorporação. Aprovada pela ANVISA em 2019, a combinação de venetoclax com obinutuzumabe foi considerada como "Terapia Revolucionária" pela FDA nesse mesmo ano4.
Venetoclax é o primeiro de uma nova classe de medicamentos (inibidores de BCL-2) que age para restaurar o processo natural de apoptose (morte) da célula leucêmica, conforme demonstrado pelos estudos que embasaram as aprovações regulatórias globais. A combinação com obinutuzumabe proporciona um tratamento de duração fixa de um ano, sem uso de quimioterapia, capaz de induzir taxas de respostas profundas e duradouras, e com potencial de cura funcional5.
A LLC é uma doença crônica, rara e de curso heterogêneo com importante impacto econômico e na qualidade de vida dos pacientes, sendo caracterizada pelo acúmulo progressivo de células brancas (linfócitos B) malignas5. Segundo informações do INCA (2020), no Brasil a estimativa de novos casos de leucemias (incluindo, além de LLC, LMA, LLA e LMC e outras)por ano totalizou 10.810 entre homens e mulheres6
Referências