hpv vacina

Especialistas da Drogaria Araújo esclarecem dúvidas e reafirmam a importância da vacina no combate da bactéria Streptococcus pneumoniae, que causa doenças invasivas graves

 

 

As doenças respiratórias estão associadas às principais causas de morte ao redor do mundo. Por isso, é importante manter-se atento aos seus riscos e particularidades. Atualmente, existem maneiras de se prevenir contra elas, principalmente as causadas por bactérias. A vacina contra doenças pneumocócicas é indicada para proteção contra os sorotipos da bactéria chamada Streptococcus pneumoniae ou pneumococo e é a principal causa de pneumonias, sinusites, otites médias agudas e conjuntivites, sendo um dos mais frequentes agentes das doenças invasivas graves, como meningite e as bacteremias (presença de bactérias no sangue), principalmente em pessoas idosas ou muito jovens.

De acordo com a médica especialista e consultora da Drogaria Araujo, Paula Távora, as doenças pneumocócicas são responsáveis por um dos maiores problemas de saúde pública em todo mundo, inclusive no Brasil. "Foi divulgado pela Organização Mundial da saúde (OMS), que nos países em desenvolvimento, o pneumococo seja responsável por mais de um milhão de óbitos em crianças, a maioria por pneumonia", comenta ela. 

A via de transmissão do pneumococo é aérea, ocorrendo por meio de gotículas da secreção da naso-orofaringe de indivíduos colonizados, ou seja, de portadores da bactéria. "O contínuo aumento de resistência microbiana e a ineficácia de antibióticos, reforça a importância da prevenção pela vacinação", complementa a médica.

A vacinação contra pneumonia é recomendada para bebês a partir de seis semanas de vida, crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, pneumopatias e imunossupressão. Sendo contraindicada apenas para pessoas que apresentam febre acima de 37,5 C no momento da vacinação e aquelas que apresentem hipersensibilidade a um dos componentes da vacina, o que é muito raro. 

A Drogaria Araujo disponibiliza para os clientes a vacina conjugada Prevenar/ Pneumo 13 (VPC-13), que promove uma robusta e excelente resposta imunológica. Segundo a gerente técnica do setor Farmacêutico da Araujo, Isabel Dias, após a aplicação, a imunidade é adquirida em cerca de 15 dias. Os níveis de anticorpos permanecem elevados por no mínimo cinco anos e a eficácia é superior a 90%. "Elas contêm antígenos com sorotipos, ou seja, a VPC-13 é composta de 13 sorotipos de Streptococcus Pneumoniae. São vacinas inativadas, portanto, não causam a doença", explica a especialista.

A vacina contra a pneumonia custa R$284 e para se vacinar, basta conferir o horário de atendimento e o endereço da loja mais próxima em www.araujo.com.br/vacinas ou adquirir a vacina pelo site, app Araujo ou Drogatel.

Neste ano, a Araujo também traz uma novidade: a vacina em casa. Quem reside em Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem ou Betim pode realizar a vacinação no próprio domicílio, com mais conforto, comodidade e facilidade para todos os clientes, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida.