- Detalhes
- Categoria: Saúde
- By Fábio Reis
Especialistas traçam um panorama da atual situação do controle de qualidade do ar em ambientes hospitalares
Especialistas do setor apresentaram inovações que vão além do simples controle de temperatura, abordando soluções avançadas para a purificação e filtragem do ar, essenciais para a saúde dos pacientes e a prevenção de infecções.
Especialistas traçam um panorama da atual situação do controle de qualidade do ar em ambientes hospitalares Profissionais do setor apresentaram inovações que vão além do simples controle de temperatura, abordando soluções avançadas para a purificação e filtragem do ar, essenciais para a saúde dos pacientes e a prevenção de infecções
A crescente demanda por ambientes hospitalares mais seguros e eficientes tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias em sistemas de climatização, com foco na qualidade do ar interior. Sistemas modernos refletem uma preocupação crescente com o bem-estar e a segurança em ambientes críticos, como hospitais, onde a climatização adequada pode salvar vidas. O tema foi discutido no Mercofrio 2024 - 14º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação. O evento, organizado pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), ocorre entre os dias 10 e 12 de setembro, em Porto Alegre, no BarraShoppingSul.
Um painel com a presença de três especialistas no assunto abordou a importância dos sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração) em ambientes hospitalares. O debate, realizado nesta quarta-feira (11/09), contou com a participação de especialistas como Mário Alexandre Ferreira (RS), Wili Hoffmann (SP), Bruno Perazzo (RJ) e Carlos Marczyk (RS). Durante a discussão, foram analisadas as expectativas do setor hospitalar em relação aos sistemas AVAC, que devem oferecer alta eficiência, baixa manutenção e um controle preciso das condições ambientais para suportar a recuperação dos pacientes e minimizar o risco de infecções. O debate também destacou as necessidades específicas dos ambientes hospitalares, como controle rigoroso da temperatura e umidade, filtragem eficiente do ar e resposta rápida as mudanças nas condições.
Os especialistas abordaram os desafios da realidade prática, incluindo a dificuldade de atualizar sistemas antigos e ineficientes e a complexidade das instalações hospitalares. As tecnologias emergentes e as práticas recomendadas foram discutidas como soluções para enfrentar esses desafios e garantir a eficiência e segurança dos ambientes hospitalares.
Climatização Hospitalar e Data Center
Durante apresentação, realizada na quarta-feira (11/09), Clayton Carneiro Ribeiro compartilhou, também, sua vasta experiência no campo da climatização, destacando soluções aplicadas a ambientes críticos como hospitais e data centers. Esses locais demandam controle ambiental rigoroso e contínuo para garantir a integridade dos dados e a segurança dos pacientes. Ribeiro apresentou casos de sucesso que evidenciam a eficiência e confiabilidade das tecnologias empregadas pela Klimatix Mecalor em projetos de alta complexidade. Em sua manifestação detalhou características de modelos que são mais simples, conhecidos como “Self” até equipamentos mais avançados de precisão.
“O modelo Self é um equipamento de conforto convencional, se destaca por sua simplicidade de operação, permite ajustar a temperatura de forma intuitiva e possui um visor que indica se a temperatura está de acordo com o que foi programado. Outra vantagem é seu baixo nível de ruído, uma característica essencial para ambientes que exigem conforto, como salas de estar, onde ninguém quer ser incomodado por um aparelho barulhento. Quando consideramos os equipamentos de precisão, eles apresentam um fator de calor sensível mais elevado. Esses dispositivos são equipados com automação embarcada, necessária para atender às exigências específicas de controle de temperatura com maior precisão”, afirmou.
Simulação CFD de uma Sala de Operação Hospitalar
A primeira atração do Mercofrio 2024, ainda na terça-feira (10/09) foi um curso de capacitação para profissionais da área de engenharia hospitalar. O minicurso foi conduzido pelo engenheiro mecânico Lisandro Maders, mestre pela UFRGS e especialista em Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Dinâmica dos Fluidos Computacional. O objetivo do curso foi apresentar uma abordagem prática e detalhada sobre a aplicação da Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) na simulação de ambientes hospitalares críticos, como salas de operação. Estes espaços demandam um controle rigoroso de aspectos técnicos e administrativos, essenciais para a prevenção de riscos e a proteção tanto da equipe médica quanto da instituição. A metodologia foi apresentada passo a passo, com comparações entre resultados obtidos em simulações computacionais e dados experimentais, oferecendo uma visão abrangente das complexidades envolvidas no projeto e manutenção de centros cirúrgicos. Durante a palestra, foi feita uma introdução à Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) aplicada a problemas de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), seguida pela apresentação de diversos estudos de caso.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial: https://mercofrio.com.br