FDA aprova o Benlysta novo medicamento para tratamento do Lúpus

benlysta-medicamento-lupusFoi aprovado nos EUA pela  Food e Drugs Administration (FDA), um novo fármaco para o Tratamento do lúpus eritematoso sistêmico, o Benlysta (belimumab).


O medicamento é proveniente de uma parceria celebrada em 2006 entre a GlaxoSmithKline (GSK) e Human Genome Sciences Inc.(HGS)

Benlysta é um medicamento injetável de anticorpo monoclonal humano de investigação. É o primeiro de uma nova classe de medicamentos chamados inibidores específicos de BLyS que reconhecem e inibir a atividade biológica do estimulador de linfócitos B, ou BLyS, que foi descoberta por HGS em 1996.



Histórico do Tratamento do Lupus

O  Benlysta é o primeiro fármaco para o Lúpus em 5 décadas. O último medicamento aprovado para tratar o lúpus foi o Plaquenil em 1955. O tratamento do Lúpus atual se baseia no uso de corticosteroides, antimaláricos, imunossupressores e antiinflamatórios não-esteroides.

 

O Lúpus

lupus-lesO lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. Uma a cada mil pessoas possui esse problema, sendo mais comum em mulheres negras e latinas (atingindo 1 a cada 245)

O LES lesa mais frequentemente o coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso. A evolução da doença é imprevisível, com crises e remissões. A doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente entre as idades de 15 e 50 anos, sendo mais comum nas pessoas que não têm ascendência européia.

O LES é tratável sintomaticamente principalmente com corticosteróides e imunossupressores. Atualmente ainda não há cura. O LES pode ter complicações fatais, no entanto, atualmente as fatalidades têm-se tornado cada vez mais raras.

 


Como Benlysta foi descoberto

HGS descobriu a proteína BLyS, estimulador de linfócitos B, em 1996 e publicou uma descrição preliminar da sua atividade na revista Science, em julho de 1999.

Na sequência desta descoberta, HGS iniciou um programa para desenvolver anticorpos monoclonais humanos capazes de reconhecer especificamente e inibir a atividade biológica da BLyS.

 

Resultado da Pesquisa com Benlysta

Após 1 ano, 58 por cento dos pacientes que receberam altas doses de Benlysta tem uma notável melhoria na severidade de sintomas do lúpus quando comparados com os 43 por cento das pessoas que receberam placebo. Pacientes que tomaram Benlysta também sofreram surtos da doença poucos, e alguns dos casos tinha surtos graves, bem como de longa duração entre as explosões. Eles também afirmaram menos fadiga e uma melhoria na sua qualidade de vida. Anteriormente, os resultados da pesquisa revelaram que a droga foi mais eficaz na redução da perda de cabelo, dor e erupção cutânea, quando comparado ao placebo injetado nas pessoas.

Com o uso de Benlysta foi possível diminuir a dosagem de esteróides. Um dos objetivos mais importantes para o tratamento era livra os pacientes do uso dos esteróides, uma vez que pode causar muitos efeitos colaterais que são problemáticos, como o ganho de peso, acne, distensão abdominal, pressão arterial muito alta e alguns outros.

 

Efeitos Adversos do Benlysta e Limitação de Uso

Foram observados evento que incluem dor muscular, gripe, dor de cabeça, a infecção é nas regiões superiores do trato respiratório, infecções no trato urinário, e foram correspondentes aos três grupos de tratamento. As infecções graves foram observadosentre 6% dos pacientes em todos os três grupos.

O rótulo para BENLYSTA  inclui as seguintes limitações de uso: A eficácia do belimumab não foi avaliada em pacientes com nefrite lúpica ativa grave ou grave activa lúpus do sistema nervoso central, e não foi estudado em combinação com outros produtos biológicos ou ciclofosfamida intravenosa. Uso de belimumab não é recomendada nestas situações.

 

Interesse nos Estudos

No Momento o BENLYSTA apenas está autorizado no EUA. Os profissionais de saúde interessados nos ensaios clínicos ou outros estudos envolvendo produtos HGS podem consultar o instituto via e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone 822-8472 (877).


Artigo com base nas informações do HGSI e do Body Health Guides

Comentários  

# adelcio 15-03-2011 10:40
ola tenho um amigo que a esposa dele tem lupos e gostaria de ajudalos
queria saber se ja tem no brasil ece medicamento.
favor me retornar
gratos.
# Equipe Pfarma 15-03-2011 22:42
OLá Adelcio,

O Medicamento ainda está em estudo e em caso positivo provavelmente será lançado no Brasil e passará também por ensaios clínicos.
Ainda deve levar algum tempo.
# magnolia 19-03-2011 12:26
gostaria de saber a previsão desse remedio para o brasil pois minha irma sofre com esta doença lupus,e qual o valor?
# Dáfny Reis 09-05-2011 20:09
Ler!
# Carlos 09-05-2011 20:30
Como andam as pesquisas e o acesso do público alvo à essa nova esperança?
# Débora CArolina 10-05-2011 08:52
O medicamento já foi aprovado e chegara no Brasil ainda este ano. Quando? Para nós que convivemos com esta doença é uma espectativa e uma anciedade muito grande. Faço tratamento no hospital das clinícas este remédio sera disponibilizado no hospital (SUS)?
No Aguardo.
Obrigada.
Débora.
# IVETE 10-05-2011 14:30
Oi, minha filha tem LUPUS,gostaria de mais informações a respeito, por favor informe qdo. disponivel no Brasil e onde encontrar e tambem o preço.
obrigada.
# celia souza 10-05-2011 16:47
gostaria de saber noticias sobre pesquisa tenho lipus desde 2005 trato santa casa de sao paulo
# Katiane Santos 11-05-2011 07:11
Por Favor Preciso Saber Sobre este medicamento a Minha Mãe sofre muito por isso e já tem 54 anos me informen mais por favor
# Janaína Braga 12-05-2011 23:17
Vi na tv sobre esse medicamento, tenho lúpus e fiquei muito feliz, tomara que já chegue no Brasil, que o valor seja razoável e que o resultado dele seja o melhor possível.
# Valdir 26-05-2011 19:57
Tenho lúpus faz dez anos sofro com isso
vivo tomando corticoìde p anenizar as dores
por favor qdo chegar ao brasil e souberem
o valor desse medicamento por favor me re-
tornem obrigado.
# michele vitorino de 30-05-2011 14:32
gostaria de saber se a benlysta pode ser usada no tratamento do penfico vulgar.se puder gostaria ter uma resposta desde ja obrigada
# Equipe Pfarma 31-05-2011 02:02
Olá Michele,

Não encontrei dados e estudos sobre o uso do Benlysta para tratamento do pênfigo.

Acredito que o medicamento foi desenvolvido direcionado ao Lupus e provavelmente não deve ter um benefício grande sobre outros tipos de doenças autoimunes.

Agradeço
# Heloisa Leal 05-07-2011 21:25
Faço das palavras da Debora Carolina as minhas também...por favor não tem algo que todos nós possamos fazer para que esse remedioseja aprovado e chegue logo ao Brasil?
# rejane 12-07-2011 19:48
fiquei sabendo q o medicamento ja chegou no Brasil. Se alguem tiver alguma informaçao me avise por favor. minha filha tem lupus há 06 anos.
# epitacio 17-07-2011 09:09
Oi,minha filha tem lupus há 10 anos e o aparecimento deste remédio nos dá um grande alento e nos enche de expectativas . Gostaria de saber , o porque da demora da sua chegada ao Brasil , sobre seus efeitos colaterais , os riscos no seu uso , preço e outras novidades que estejam a caminho do tratamento do lupus.
Antecipadamente agradeço .
# Manuel Neto 16-08-2011 05:35
Por favor,
Gostaria de saber se já está ou quando estará este medicamento disponível no Brasil e o valor do mesmo.
Se não, desejo ser avisado, pois minha esposa tem esse problema e está grávida!
Obrigado.
# Maria da Conceição L 28-11-2011 20:58
Olá pessoal gostaria de saber novas informaçòes sobre possivel novo tratamento para LUPUS pois sofro com essa doença tem 3 anos e gostaria de saber novidades positivas sobre essa doença, obrigada!
# lena 22-02-2012 19:17
Boa tarde. Tenho um conhecido que a esposa sofre de lupus. Este medicamento ja esta disponivel no Brasil? Qual o valor?
Desde ja fico m uito agradecida.
# lena 22-02-2012 19:17
por favor me responda
# fabiola 01-04-2012 23:31
Boa noite.tenho lupus, a doença vem atacando meu rim, pele, sistema nervoso, ou seja encontra-se ativa a três anos. Posso usar esse medicamento?
# Andreia 06-05-2012 13:08
Ola descobri que tenho lupus a dois meses gostaria de saber quando o medicamento chegara ao brasil e se estara disponivel na rede publica de saude..soube que o medicamento esta em fase de testes no instituto paulo sodre em sao paulo..como faço para adiquiri o medicamento..
# andressa lopes 26-05-2012 00:12
olá gostaria de saber quando este novo medicamento será avaliado em pessoas com nefrite lupica ou se já foi avaliado e qual foi o resultado pois há dois anos minha irmã foi diagnosticadA com LES+NEFRITE LUPICA CLASSE IV, por favor me deem maiores informações sobre esta medicamento .
# Sofia Santos Robalo 25-09-2012 12:00
boa tarde foi tetecta do lupus, e th a 3 anos e th 26anos...e a mi afecta m dor muscules, estou descasificaçao de osso,e dores nas maos as vezes com sas pontas azuis...as vezes pekenas manchas mas raro...dores de cabeças imensas=?eu tomo plaquinol,lepic ortinol,imuran, calcio,e e cipralex?gostar ia de saber se poderia tomar benlystar,,,ini ciar um novo tratamento...ma s th k tirar alguns tomo~?dp irei falar com mh medidica..mas gostaria ter uma opiniao!?brigad a
# thais da silva santo 23-12-2012 00:45
pq a demora pra esse medicamento chegar ao brasil
# Sâmela 01-02-2013 20:26
Olá eu eu tenho 11 anos, faz 3 anos que fui dectada com lúpus gostaria muito que o benlysta chegasse ao Brazil, que pena que causa efeitos ruins tbm, ex: perda do cabelo, etc.
# Nanda 26-03-2013 12:49
Tenho lupus há 17 anos, tenho conseguido superar várias de suas consequências, mais tem dia que parece mais difícil que o outro, mais com muita fé em Deus supero a cada dia vários obstáculos. Que bom que temos uma nova esperança neste medicamento e espero que o mais rápido possa chegar em todos os lugares.