- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Transformação digital é desafio para a Indústria farmacêutica
Estudo constatou que apenas 20% da indústria farmacêutica é digitalmente madura.
A transformação digital no setor farmacêutico é potencial, para os líderes do setor a virada digital é prioridade para 58% das empresas e 79% esperam fazer investimento significativo em iniciativas digitais nos próximos cinco anos.
A quarta edição do estudo da Deloitte em parceria com o MIT Sloan Management Review – “Digital Transformation in Biopharma” – analisa a maturidade das empresas biofarmacêuticas na adoção de tecnologias digitais em seus modelos de negócios. A pesquisa entrevistou líderes de empresas de tamanhos variados da indústria farmacêutica (variando de menos de US $ 1 bilhão até mais de US $ 20 bilhões) de diversos países, entre eles o Brasil.
O relatório revela que, embora muitas organizações já apliquem processos disruptivos, ainda há um grupo significativo aprendendo a lidar com essas inovações. Segundo o levantamento, 20% das empresas afirmam estar em fase de amadurecimento da transformação digital, 25% se identificaram nos estágios iniciais dessa jornada e 55% declararam estar em pleno desenvolvimento de habilidades.
Apesar de a maioria das empresas entrevistadas estarem no começo desse processo, 58% afirmam que o digital é uma prioridade e 79% dos respondentes esperam perceber os resultados das iniciativas digitais nos próximos cinco anos. A pesquisa revelou uma série de fatores que devem ser superados para que esses objetivos sejam atingidos, incluindo falta de uma visão clara, liderança inadequada e pouco financiamento - do total de entrevistados, 54% concordaram que o financiamento adequado é um grande obstáculo para as iniciativas digitais.
Na outra ponta, as organizações biofarmacêuticas que apresentam consolidações digitais reconhecem que impulsionar a mudança pelas equipes de liderança não é suficiente e que incentivos devem ser realizados em todos os níveis da empresa.
Mais de três quartos dos entrevistados (78%) dizem que sua organização precisa encontrar novos líderes para ter sucesso na era digital e apenas 20% acreditam que suas empresas estão efetivamente desenvolvendo o tipo de líderes que têm os recursos necessários para liderar em um ambiente digital.