- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Luís Inácio Lula da Silva (Lula) será o próximo presidente do Brasil, com mandato de 2023 até 2026, e analistas já começam a especular quem será o próximo Ministro da Saúde.
Atualização 6/12: A Dra. Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, está bem cotada para assumir o Ministério da Saúde no Governo Lula. Conheça o perfil dela em https://pfarma.com.br/nisia-trindade.html
Nos 2 mandatos anteriores, de 2003 a 2010, Lula escolheu como ministro da saúde os seguintes nomes:
- Humberto Costa de 1º de janeiro de 2003 até 8 de julho de 2005.
- José Saraiva Felipe de 8 de julho de 2005 até 31 de março de 2006.
- Agenor Álvares de 31 de março de 2006 até 16 de março de 2007.
- José Gomes Temporão de 16 de março de 2007 até 31 de dezembro de 2010
Sendo Humberto Costa, José Saraiva e José Gomes Temporão formados em Medicina e Agenor Álvares formado em Farmácia. Todos os escolhidos por Lula tinham uma formação voltada para o SUS.
A ex-presidente Dilma Roussef, sucessora de Lula, teve como ministro da saúde Alexandre Padilha, Arthur Chioro e Marcelo Castro. Todos os ministros da saúde de Dilma eram formados em medicina e com passagem e atuação pelo SUS.
Alexandre Padilha e Arthur Chioro são bem cotados para Ministro da Saúde
Entre os nomes que já fizeram parte do governo PT surge com força o Deputado Federal e Ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. O ex-ministro renovou mandato de mais 4 anos como deputado federal por São Paulo.
Também é bem cotado o nome de Arthur Chioro que foi Ministro da Saúde de Dilma e que integrou o grupo temático da saúde durante a campanha de Lula para presidência.
Alguns editoriais ventilaram nomes como do médico infectologista David Uip, que foi chefe do grupo de combate ao coronavírus em São Paulo, e também da Ludmilla Hajjar que recusou o cargo de Ministra da Saúde quando foi convidada por Bolsonaro alegando 'motivos técnicos'.
Lula ainda não nomeou oficialmente um ministro da saúde, mas é quase certo que será um médico com experiência para tratar dos grandes desafios que a pasta enfrenta que são agravados ainda mais pela pandemia.
Equipe de Transição de Lula para pasta da Saúde
Foram escolhidos os profissionais para compor a coordenação temática da saúde na transição do governo. São os ex-ministros da saúde e médicos:
- José Gomes Temporão
- Alexandre Padilha
- Arthur Chioro
- Humberto Costa
- E o ex-secretário da Saúde de São Paulo David Uip.
Em 16 de novembro o grupo de transição para saúde cresceu e passou a contar com: Nísia Trindade Lima, Maria do Socorro de Souza, Fernando Pigatto, Lucia Souto, Ludhmila Hajjar, Miguel Srougi, Regina Fátima Feio Barroso e Roberto Kalil Filho.
Esses nomes possuem o grande desafio de contornar os cortes de verba na pasta (inclusive do farmácia popular), problemas urgentes como a baixa cobertura vacinal, as consequências da pandemia e diveros outros grande desafio.