- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Ministro Rui Costa anuncia lançamento do Novo Programa Farmácia Popular nos próximos dias
O Programa Farmácia Popular, criado em 2004, busca assegurar a continuidade do tratamento de doenças por meio da distribuição gratuita ou com controle de medicamentos e fraldas geriátricas. Recentemente, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou em entrevista à rádio CBN que a Nova Farmácia Popular será lançada em breve.
Para adquirir os medicamentos ou fraldas geriátricas disponibilizados pelo Programa, é necessário se dirigir a uma farmácia credenciada, identificada pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), portando os documentos necessários, como um documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade com o número do CPF. Além disso, é preciso apresentar uma receita médica válida, seja do SUS ou de serviços particulares.
No caso de fraldas geriátricas, é necessário apresentar um laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso, além de constar a Classificação Internacional de Doenças (CID) para pacientes com deficiência. Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer à farmácia, é possível enviar um representante legal ou procurador, munido dos mesmos documentos e da receita médica dentro do prazo de validade.