- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Fábio Reis
Percentual de positividade para COVID ultrapassa 30% nas Farmácias
É o maior patamar de casos de covid registrados desde janeiro deste ano
Alerta nas farmácias brasileiras. Depois de uma longa estagnação, o percentual de casos positivos da COVID-19 passou de 30% na primeira semana de outubro. É o maior patamar desde janeiro deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e da plataforma Clinicarx.
Dos 7.061 testes rápidos realizados nesses estabelecimentos no período de 3 a 9 de outubro, 2.304 tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus equivalente a 32,53% do total de atendimentos. Ao longo do mês de agosto, o índice médio de exames positivos girou em torno de 13% a 17%, mas já saltou para 27% no fim de setembro.
A procura por esses serviços também vem aumentando. A alta pro testes nas farmácias foi de 34% na comparação entre a primeira semana de outubro e o mesmo período do mês anterior.
Oito unidades da Federação, em especial, puxaram os resultados, todas com percentuais superiores a 30% nos últimos 15 dias até 9 de outubro – Espírito Santo (37,97%), Paraná (35,71%), Rio de Janeiro (33,6%), Distrito Federal (33,51%), Rio Grande do Sul (33,18%), São Paulo (31,99%), Santa Catarina (31,75%) e Mato Grosso do Sul (30,21%).
“Os dados reforçam a necessidade de o poder público redobrar atenção não apenas com a circulação da Éris, subvariante da ômicron. Também é fundamental um esforço para ampliar os níveis de aplicação da vacina bivalente, ainda na casa dos 15%. Certamente a parceria com as farmácias privadas poderia ajudar a mudar essa realidade”, adverte Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, que representa as 30 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional.