PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Blog
By Instituto Butantan
Instituto Butantan
27.Fev

INPI reconhece Butantan como marca de alto renome

instituto butantan

Instituto Butantan é o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

 

 

De acordo com o diretor do Escritório de Licenciamento e Inovação Tecnológica do Butantan, Cristiano Gonçalves, a motivação para o depósito da patente se deu pelo protagonismo desempenhado durante a pandemia de Covid-19, assim como pela ampliação e consolidação da capacidade industrial do Instituto.

Nos últimos anos, o Butantan realizou importantes melhorias na linha de desenvolvimento da sua vacina Influenza – que em 2021 recebeu a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – e construiu um Centro de Produção Multipropósito de Vacinas (CPMV). Em breve, deverá ampliar sua planta de soros antivenenos e iniciar a construção de uma fábrica de imunizantes feitos com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA).

“O reconhecimento que recebemos da sociedade nos últimos anos mostrou que precisamos, cada vez mais, ter esse zelo com a nossa propriedade industrial e intelectual, protegendo o Butantan do possível uso indevido da marca”, esclarece Cristiano. Só no ano de 2022, foram concedidas ao Instituto três patentes nacionais, cinco patentes internacionais e 17 registros de marcas.

Com o reconhecimento do INPI, o Butantan passa a receber proteção especial de sua propriedade intelectual. Até então, a instituição tinha proteção sobre itens vinculados especificamente às suas atividades, como produtos farmacêuticos, serviços de fabricação de produtos, educação, pesquisa e saúde. Agora, o Butantan terá proteção em todos os ramos de atividade, para além de sua área original de atuação.

 

Chancela da sociedade

O pedido de reconhecimento do Instituto Butantan como marca de alto renome junto ao INPI utilizou como base os resultados de uma pesquisa do Datafolha divulgada em janeiro de 2023, na qual 80% da população brasileira afirmou conhecer o Butantan e associou a instituição ao desenvolvimento de produtos e serviços ligados à saúde, como soros e vacinas. A aprovação final só veio depois de uma análise minuciosa realizada pela autarquia federal, que é autoridade no assunto.

“Atingimos a população brasileira de forma massiva, considerando que 100% das doses da vacina contra gripe distribuídas pelo Sistema Único de Saúde são produzidas pelo Butantan, além de diversas outras que fazem parte do calendário do Programa Nacional de Imunizações. Esse é um fato que demonstra a confiança da sociedade nos nossos imunizantes, salientando ainda mais nossa responsabilidade social e a importância da marca Butantan”, finaliza Cristiano Gonçalves.

 

Reportagem: Aline Tavares e Natasha Pinelli

Fotos: Comunicação Butantan

Fonte: Instituto Butantan

 

 

Artigo anterior: Brasil é pioneiro na oferta gratuita da vacina contra a dengue Brasil é pioneiro na oferta gratuita da vacina contra a dengue Próximo artigo: Aumenta o interesse da população brasileira por telemedicina, apontam dados de busca do Google Aumenta o interesse da população brasileira por telemedicina, apontam dados de busca do Google

Novos conteúdos

  • Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Drogaria Venancio chega a Três Rios com 30 vagas de emprego para a primeira loja
    Emprego 03.Nov
  • ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    ACG integra oficialmente Nova Nordeplast e inicia nova fase como ACG Packaging Materials do Brasil
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Libbs abre inscrições para o Programa Jovens Talentos 2026
    Emprego 03.Nov
  • 1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    1ª farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda (3/11), em Curitiba
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Rede de Farmácias São João realiza Convenção de Vendas com mais de 3 mil colaboradores no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS
    Mercado Farmacêutico 03.Nov
  • 45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    45% das brasileiras sofrem com a incontinência urinária, revela estudo
    Saúde 03.Nov
  • A saúde do homem vai além da próstata
    A saúde do homem vai além da próstata
    Saúde 03.Nov

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos