- Detalhes
- Categoria: Blog
- By Ministério da Saúde
Ministério da Saúde responde nota da Anvisa sobre falta de pessoal e apoio
Imagem: Agência Senado
Confira abaixo a reprodução na íntegra a nota à imprensa do Ministério da Saúde.
Nota sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
O Governo Federal tem ciência da situação em que encontrou a Anvisa em 2023 no início da gestão do Presidente Lula. A Instituição estava, como tantos outros órgãos, sucateada, sem reposição de vagas e sem o apoio necessário para cumprir seu papel com a segurança sanitária e compromisso com a saúde da população.
Além disso, o Governo Federal reconhece todo o trabalho e excelência da Anvisa. Prova disso, foi a portaria publicada ontem (23/8) que fortalece a agência no âmbito do Complexo Econômico Industrial da Saúde.
Defendemos uma Anvisa com a mesma autonomia técnica que permitiu respostas ao negacionismo do Governo anterior. A concepção original da agência previa, entretanto, o alinhamento a política nacional de saúde e a observância das prioridades dessa politica. No evento de inauguração da fábrica de polipeptideos da EMS, destacou-se o papel da Anvisa no fortalecimento da inovação e do SUS, bases para a autonomia do país e para a defesa da vida.
Nosso compromisso com a ciência marca profundamente a diferença com o governo anterior . Aumentamos os recursos para a ciência em 5 vezes e nossa política é baseada em conhecimento científico e não em notícias falsas para a população, que tiraram centenas de milhares de vidas de brasileiras e brasileiros na pandemia . Na Anvisa nossa orientação precípua sempre foi garantir a segurança e eficácia dos medicamentos e produtos para a saúde . Vamos retomar sim a inserção estratégica da Anvisa para garantir o direito à saúde e a autonomia tecnológica nacional para não ficarmos vulneráveis como ficamos na pandemia da COVID 19. Sempre respeitando e valorizando os servidores e as ações integradas com o Ministério da Saúde .
Fonte: Ministério da Saúde