fake news

Ainda não é possível avaliar resultados do Projeto S; primeiras conclusões serão obtidas em maio

 

 

É mentira o boato que circula nas redes sociais de que as vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas pelo Instituto Butantan no Projeto Serrana não estão surtindo efeito ou estão contribuindo para o aumento de mortes.

O Projeto S, que está imunizando a população adulta da cidade de Serrana para avaliar o impacto da vacinação no curso da pandemia, começa a aplicar nesta semana a segunda dose da CoronaVac no último grupo de habitantes.

Segundo os pesquisadores, a imunização só fica completa de duas a três semanas após o indivíduo receber a segunda dose da vacina. Por esse motivo, qualquer conclusão acerca dos resultados da vacinação é precipitada e inverídica, já que o estudo clínico ainda está em andamento.

O projeto, pioneiro em todo o mundo, alcançou 65,3% do público alvo, que é de 28.380, até domingo (4). Por enquanto, somente 18.535 dos voluntários tomaram a 2ª dose.

A vacina do Butantan é segura e eficaz e é a que está sendo aplicada hoje em 90% dos brasileiros. Após a imunização, vale lembrar que ainda é preciso aguardar e manter as regras sanitárias, além de fugir das notícias falsas.

 

* com informações do Instituto Butantan