japonesa imprensa jornalista vacina covid19

 

A presidente do comitê organizador da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio, Hashimoto Seiko, afirmou que profissionais de imprensa japoneses que cobrirão os eventos serão vacinados contra o coronavírus antes dos Jogos como uma medida de segurança.

Hashimoto fez a declaração em uma coletiva de imprensa, na quarta-feira, após a equipe chefiada por ela ter informado uma reunião executiva online do Comitê Olímpico Internacional (COI) a respeito dos preparativos para os Jogos de Tóquio. Ela disse que faz parte da hospitalidade de sua equipe poder oferecer vacinas a todos os representantes concernentes que terão contato frequente com visitantes do exterior durante os eventos.

Hashimoto Seiko afirmou que a equipe fará todos os preparativos para que voluntários e profissionais de imprensa recebam as doses sem que o programa nacional de vacinação seja afetado.

 

Ministra japonesa descarta novo adiamento dos Jogos de Tóquio

A ministra encarregada da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio disse que seria difícil adiar os Jogos de verão deste ano, citando problemas como garantir a disponibilidade dos locais dos eventos e acomodações.

Marukawa Tamayo fez a declaração durante uma coletiva de imprensa regular realizada na terça-feira.

O comentário foi dado como resposta a uma pergunta feita por um repórter de um jornal britânico sobre alguns dos patrocinadores do Jogos estarem propondo, de forma privada, que os Jogos sejam adiados para setembro ou outubro.

Marukawa respondeu que os organizadores dos Jogos de Tóquio disseram não estar cientes de tal proposta.

Ela adicionou que acredita que um adiamento seria extremamente difícil.

A ministra explicou que já estavam em andamento os arranjos para os campos de treinamento e outros programas e que, portanto, seria muito complicado garantir as infraestruturas e acomodações caso ocorra uma mudança no cronograma.

 

Presidente do COI afirma que preparativos para Jogos de Tóquio estão em ‘fase final’

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, reiterou que os Jogos de Tóquio vão ocorrer neste verão conforme programado.

Bach fez a declaração na quinta-feira, durante sua primeira coletiva de imprensa em cerca de dois meses, após conclusão de reuniões virtuais de três dias do corpo executivo do COI.

Segundo ele, os preparativos para a Olimpíada de Tóquio entraram “em sua fase final, em cooperação próxima com todos os envolvidos e partes interessadas”. Bach disse que chegará em Tóquio em meados de julho, antes da abertura dos Jogos, marcada para dia 23 do próximo mês.

Enquanto isso, o corpo executivo do COI decidiu propor que a cidade australiana de Brisbane seja a sede dos Jogos de Verão de 2032. A decisão será finalizada caso a cidade obtenha a maioria dos votos dos membros do COI em uma sessão que se realizará em Tóquio em 21 de julho.

 

Fonte: NHK