- Detalhes
- Categoria: Coronavírus | covid-19
- By Fábio Reis

companhia farmacêutica japonesa Shionogi afirmou que poderá pedir a aprovação de um medicamento de uso oral para o tratamento da Covid-19 já na semana que vem. Caso seja aprovado, o remédio será o primeiro desenvolvido no Japão para o tratamento da doença.
Na segunda-feira, a Shionogi anunciou os resultados de testes clínicos em 69 pacientes de coronavírus com idades entre 12 e 70 anos. O estado de saúde desses pacientes variava entre assintomáticos e com sintomas leves ou moderados. Eles foram divididos em três grupos: um recebeu uma dose alta do medicamento, o outro uma dose baixa, e um terceiro um placebo. Todos os grupos tomaram um comprimido por dia por cinco dias.
Depois de tomar a terceira dose, a proporção de pacientes com título viral positivo caiu em 80% no grupo que tomou a dose alta e 63% no grupo que recebeu a dose baixa, em comparação com o grupo que tomou o placebo.
A Shionogi declarou que o tempo levado para os pacientes testarem negativo foi encurtado em dois dias, em comparação com os pacientes que tomaram o placebo, e nenhum deles precisou ser hospitalizado. A companhia acrescentou que os efeitos colaterais foram leves.
A Shionogi está analisando também os dados de um outro teste feito com cerca de 400 pessoas. A companhia disse que, se a análise indicar alta eficácia, poderá pedir a aprovação do medicamento dentro das próximas duas semanas, sem mesmo esperar pelos resultados da fase final dos testes.
Com informações da TV Japonesa NHK