PFARMA PFARMA
  • Home
  • Notícias
    • Mercado
    • Carreira
    • Legislação
    • Estudos e Pesquisas
    • Eventos
    • Saúde
    • Cannabis Medicinal
  • Blog
  • Emprego
  • Estágio
  • Alertas
  • Seleções
    • Trainee
    • Mestrado | Doutorado
    • Residência Farmácia
    • Docente Farmácia
    • Concursos
Detalhes
Categoria: Coronavírus | covid-19
By Butantan
Butantan
18.Nov

Taxa de eventos adversos da CoronaVac em crianças e adolescentes é menos de um caso a cada 100 mil doses aplicadas

coronavac vacina covid19 butantan

Levantamento da Farmacovigilância do instituto comprova que eventos adversos são raros nos menores que tomaram a vacina do Butantan

 

 

A taxa de incidência de eventos adversos em crianças e adolescentes que tomaram a CoronaVac no Brasil é de 0,76 para 100 mil doses aplicadas, conforme as notificações recebidas pela Farmacovigilância do Instituto Butantan. Isto é, a notificação de eventos adversos entre os menores de 17 anos que tomaram a vacina do Butantan e da Sinovac foi inferior a um caso a cada 100 mil doses administradas, o que comprova a baixíssima reatogenicidade da CoronaVac na faixa etária de 6 a 17 anos. Os eventos adversos foram relatados espontaneamente para a Farmacovigilância do Instituto Butantan, que fez o levantamento com dados de até o final de julho.

O levantamento leva em conta as mais de 13 milhões de doses da CoronaVac aplicadas nesta faixa etária até o período levantado – 11,05 milhões nas crianças de 6 a 11 anos e 2,02 milhões em adolescentes de 12 a 17 anos.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, recomenda o uso da CoronaVac em duas doses, com 28 dias de intervalo entre elas, para crianças, jovens e adultos a partir dos 3 anos de idade. Como a liberação do uso da CoronaVac em menores de 5 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente em 13/7, o levantamento conta com dados de vacinação de crianças a partir dos 6 anos, cuja liberação da Anvisa ocorreu em 20/1.

 

Eventos adversos da vacina coronavac em crianças de 6 a 11 anos

Segundo o levantamento do Butantan, a ocorrência de eventos adversos em crianças de 6 a 11 anos é ainda mais baixa do que a média geral. O total de 64 casos notificados em crianças desta faixa etária representa apenas 0,58 evento adverso a cada 100 mil doses aplicadas.

Quando se refina este dado, a taxa de incidência de eventos adversos não graves é de 0,38 por 100 mil doses aplicadas. Os eventos com maior incidência são: febre (taxa de incidência de 0,09 por 100 mil doses), vômito (taxa de incidência de 0,04 por 100 mil doses), dor no local da administração (0,03 por 100 mil doses) e cefaleia (0,03 por 100 mil doses).

Já a taxa de incidência de eventos adversos graves é de 0,20 por 100 mil doses aplicadas. Os mais incidentes foram hipersensibilidade e síncope (desmaio), que representam uma taxa de incidência de 0,04 por 100 mil doses.

 

Eventos adversos da vacina coronavac em adolescentes de 12 a 17 anos

A ocorrência de eventos adversos em adolescentes de 12 a 17 anos que tomaram as duas doses da CoronaVac também é bastante rara, segundo dados da Farmacovigilância do Instituto coletados no mesmo período. Foram notificados 36 eventos adversos (33 não graves e três graves) entre todos os 2 milhões de adolescentes vacinados, o que equivale a uma taxa de 1,78 evento adverso a cada 100 mil doses aplicadas nesta população.

Entre os eventos adversos não graves notificados, houve dor orofaríngea, hipersensibilidade (ambas com taxas de 0,20 a cada 100 mil doses aplicadas) e tosse pós-vacinação (taxa de 0,15 a cada 100 mil doses aplicadas). Foram ainda notificados casos de mal-estar, febre, espirros (taxa de 0,1 evento adverso a cada 100 mil doses aplicadas), além de dor no local da administração, congestão nasal e prurido no local da administração (taxa de 0,05 evento adverso a cada 100 mil doses aplicadas).

Entre os três eventos adversos graves notificados neste público, e que não foram relacionados à vacinação, um foi de intuscepção (obstrução intestinal), um de enterocolite e um não especificado pelo relator (taxa de 0,05 evento adverso a cada 100 mil doses aplicadas).

“O número total de eventos adversos recebidos espontaneamente pela Farmacovigilância do Instituto Butantan comparados com a estimativa de indivíduos expostos à vacina mostram que a CoronaVac é um produto bastante seguro para estes públicos”, afirma a pesquisadora científica e responsável pela Farmacovigilância do Instituto Butantan, Vera Gattás.

 

Fonte: Butantan

 

 

  • coronavirus
  • coronavirus
Artigo anterior: Apenas 5,5% das crianças de 3 e 4 anos tomaram duas doses da vacina Apenas 5,5% das crianças de 3 e 4 anos tomaram duas doses da vacina Próximo artigo: Autoridades sanitárias pedem vacinas contra covid para impedir que variantes da sofram mutações Autoridades sanitárias pedem vacinas contra covid para impedir que variantes da sofram mutações

Novos conteúdos

  • HP1, doença rara que afeta os rins e é potencialmente fatal
    HP1, doença rara que afeta os rins e é potencialmente fatal
    Saúde 22.Mai
  • Qual a diferença entre AVC e infarto?
    Qual a diferença entre AVC e infarto?
    Saúde 22.Mai
  • Rimini Street e ServiceNow fazem parceria com Apsen Farmacêutica para oferecer visão de próxima geração em automação de fluxo de trabalho
    Rimini Street e ServiceNow fazem parceria com Apsen Farmacêutica para oferecer visão de próxima geração em automação de fluxo de trabalho
    Mercado Farmacêutico 22.Mai
  • Sociedade Brasileira de Diabetes combate notícias falsas
    Sociedade Brasileira de Diabetes combate notícias falsas
    Saúde 22.Mai
  • O futuro da saúde e os nutracêuticos: como a transformação no processamento de ingredientes está moldando o setor
    O futuro da saúde e os nutracêuticos: como a transformação no processamento de ingredientes está moldando o setor
    Mercado Farmacêutico 22.Mai
  • Anvisa aprova primeiro tratamento para Ataxia de Friedreich (AF), doença neurológica rara, debilitante, descrita há mais de 162 anos
    Anvisa aprova primeiro tratamento para Ataxia de Friedreich (AF), doença neurológica rara, debilitante, descrita há mais de 162 anos
    Mercado Farmacêutico 19.Mai
  • Pfizer investe mais de 524 milhões de dólares em Pesquisa Clínica na América Latina
    Pfizer investe mais de 524 milhões de dólares em Pesquisa Clínica na América Latina
    Mercado Farmacêutico 19.Mai

Mais lido

  • Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações  de entidades farmacêuticas
    Reportagem do Fantástico sobre genéricos provoca manifestações de entidades farmacêuticas
    30.Jan
  • Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    Como é calculada a dose do medicamento infantil?
    17.Abr
  • Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    Abuso no uso de pílulas do dia seguinte
    28.Fev
  • Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    Resolução - RDC Nº 44/09 Anvisa
    21.Ago
  • Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    Anvisa RDC 20/2011 Controle de Medicamentos Antimicrobianos
    09.Mai
  • Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    Especial RDC 44/2010 - Antibióticos
    28.Out

Institucional

  • Quem somos
  • Contato
  • Politica de Privacidade
  • Política de Cookie
  • Mapa do Site

Especial

  • Coronavírus
  • Dengue
  • Farmacêutico

PFARMA é um portal de utilidade pública sem fins lucrativos